Notícia

12 de outubro: Dia do Engenheiro Agrônomo


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Engenheiro Agrônomo atua na pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural. É o profissional que estuda, analisa e acompanha todos os ciclos da cadeia produtiva, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Também é o profissional que estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, combater as doenças e pragas e de armazenar a produção. No Brasil são mais de 100 mil profissionais registrados. No Rio Grande do Sul são 9.731 Engenheiros e Engenheiras Agrônomas em atuação. 

A Engenharia Agronômica possui grande conhecimento de Engenharia Rural, silvicultura, meio ambiente, biologia vegetal, química, bioquímica, solos, mecanização, irrigação, fitotecnia, fitossanidade, economia rural, meteorologia, interação entre a planta e o solo, manejo de plantas e animais, zoonoses, controle de pragas agrícolas e urbanas, entre muitas outras. É uma profissão ampla em atribuições.

Há 84 anos, o dia 12 de outubro é dedicado à comemoração da profissão de Engenheiro Agrônomo. A data foi regulamentada oficialmente pelo Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933, para dar a devida importância aos profissionais, que tem competência para atuar em equipamentos, planejamentos, créditos, produção de animais e vegetais. A profissão é fundamental para sustentar os pilares da economia do Brasil, que é a agricultura, além de contribuir com a garantia da segurança alimentar da população. 

Confira o áudio alusivo à data que estará sendo veiculado nos principais veículos do Estado no site do Conselho.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: