3ª Semana dos Engenheiros Agrônomos

Créditos: Arquivo AEAA,

Em homenagem ao dia do Engenheiro Agrônomo, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete organizou a 3ª Semana dos Engenheiros Agrônomos, que aconteceu paralela a 75ª Exposição Agropecuária de Alegrete.

Entre a extensa programação, houve a 3ª edição do Seminário da AEAA, cujo tema 2017 foi “Água, insumo essencial para a vida” e que este ano trouxe o curso Segurança de Barragens e Sistema de Outorgas do Rio Grande do Sul (SIOUT) que aconteceu no casarão do parque de exposição Dr. Lauro Dornelles.

A abertura do curso contou com a participação da artista alegretense Patrícia Pedroso que cantou o hino Rio Grandense e também algumas canções nativistas dando uma maior emoção ao evento. No primeiro dia, o ministrante do curso, Dr. Eng. Agrônomo Fernando Setembrino Cruz Meirelles que é professor da UFRGS e Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, primeiramente demonstrou como realizar o registro de outorgas na plataforma on-line SIOUT, na sequência abordou os aspectos mais importantes das legislações federal e estadual, assim como das resoluções do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e da Agência Nacional de Água (ANA).

Também foram abordados assuntos referentes à responsabilidade técnica da inspeção de uma barragem de terra; revisão e uniformização conceitual e nomenclatura sobre as partes de uma barragem de terra; fatos e processos a serem observados em cada estrutura de uma barragem de terra; acidentes com barragens de terra e ficha de avaliação de uma barragem de terra: conceitos e procedimentos.

Ainda, na noite do primeiro dia, foi realizado em parceria com a Panela Campeira da Associação dos Arrozeiros de Alegrete no estande do IRGA um saboroso jantar por adesão aos participantes do curso.
No segundo dia, abaixo de garoa, os participantes se dividiram em duas turmas e realizaram a inspeção de uma barragem de terra na propriedade Casa Branca na localidade do Capivari, e no período da tarde voltaram para o casarão do parque de exposição para consolidação da ficha de inspeção e conclusão do curso.

Diversos dirigentes de entidades estiveram prestigiando o evento, entre eles, o vice-prefeito Marcio Amaral, Eng. Agrônomo Ivo Mello - Presidente do Comitê Ibicuí, Edi Mendonça – Presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Eng. Civil e professora Adriana Salbego - Representando a Unipampa, Eng. Agrônomo Fernando Meirelles - Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Bióloga Fátima Marchezan - presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Eng. Ambiental Gabriella Segabinazi - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Eng. Agrônomo Alex da Silva - chefe do escritório do IRGA Alegrete.

O público alvo do curso foram Eng. Agrônomos, Agrícolas, Ambientais, Civis, Florestais, Geólogos, Hídricos, Tec. Agrícolas, estudantes e proprietários de barragens e açudes, e mesmo sendo um curso com cobrança de taxa de inscrição, o auditório ficou lotado. O curso teve participantes das cidades de Alegrete, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Cachoeira do Sul e Porto Alegre.

Ao final do curso o Eng. Agrônomo e presidente da AEAA Leonardo Cera agradeceu aos participantes do curso e as entidades parceiras que ajudaram para a realização e sucesso do evento e convidou todos para que no próximo ano voltem para participar da 4ª Semana do Engenheiro Agrônomo.

Fonte: AEAA