Notícia

Milésima reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica


Reunião ocorreu na Sergs. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de sexta (20), o CREA-RS realizou, na sede campestre da Sergs, a solenidade comemorativa da milésima reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, com a presença do Geólogo Antonio Pedro Viero, 1º diretor Financeiro, representando o Conselho gaúcho, dos coordenadores Engenheiro Eletricista Gilmar José Zwirtes e Engenheiro Eletricista e Técnico em Eletrônica Ronaldo Witter Madruga, além de conselheiros, ex-coordenadores e demais convidados.

Conselheiro desta Especializada, o Eng. Eletricista Fernando Luiz Portilla Finkler, 2º diretor Financeiro, lembrou da história desta profissão tão importante. “Cada vez mais é importante que o nosso conhecimento técnico seja reconhecido pela sociedade e, até mesmo, por nossos colegas de outras modalidades”, apontou. 

Conselheira suplente em seu primeiro mandato, a Eng. Caroline Daiane Radüns, representante da Unijuí, ressaltou as dificuldades das primeiras reuniões em que participou, mas do orgulho de ser uma referência para a sua entidade e outros profissionais. "O respeito é muito grande. Como representante de instituição de ensino, acredito que o CREA-RS deveria estreitar mais a relação com estas instituições, pois são elas que formam os profissionais do futuro", pontuou. 

Para a conselheira Eng. Nilza Luiza Venturini Zampieri, neste momento de desvalorização profissional, é um momento histórico o fato de a Câmara comemorar a reunião 1.000. Também ressaltou a necessidade de o Conselho se aproximar mais das universidades. "Devemos nos apresentar mais aos alunos e mostrar o Conselho para eles, a importância das atribuições profissionais e de ter uma carteira. Os alunos são os propulsores do Sistema", avaliou com a sua experiência de já ter sido conselheira federal no Plenário do Confea. 

 

Atual coordenador e o analista de processos Eng. Eletr. Mauricio da Rocha

HOMENAGEM

Ex-coordenadores foram homenageados

 

Na solenidade de comemoração, foram homenageados os ex-coordenadores da Câmara de Engenharia Elétrica:

1. Dirceu Duarte Calegari – De 1968 a 1973 - Eng. Eletricista e Mecânico.
2. Sérgio Fróes Soares (falecido) – De 1973 a 1974 - Eng. Industrial Elétrica e Civil.
3. José Lofrano – De 1974 a 1975 - Eng. Eletricista e Mecânico.
4. Felício Lemieszek (Falecido) – De 1975 a 1980 – Eng.
5. Flávio Fernando Freitas – De 1980 a 1981 e de 1988 A 1990 - Eng. Civil, Mecânico e Eletricista.
6. Abrahão Nudelmann (falecido) – De 1981 a maio, 1985, de 1993 a 1996 - Eng. Eletricista, Eng. Mecânico e Eng. Seg. Trab.
7. Paulo Hiram Silva de Oliveira (falecido) – De Maio a novembro, de 1985 – Eng. Industrial Elétrica e Eng. Civil.
8. Homero Carlos Simon (Falecido) – De 1985 a 1986. Reunião Nº 297. Escolhido Patrono da Câmara, na Reunião Nº 306. De 11/9/1987. Solenidade de Homenagem com Placa, em 22/10/1987, Reunião Nº 309. Eng. Eletricista, Civil e Mecânico.
9. Ricardo Brauner – De 1986 A 1998, de 1991 a 1992. - Eng. Eletricista, Civil e Seg. Trab.
10. Waldir Mateus Severo Schmidt – De 1987 a 1988 - Eng. Eletricista e Eng. Seg. Trab.
11. José Antônio Ibañez de Lemos De 1997 a1999 - Eng. Eletricista e Eng. Seg. Trab.


12. João Potiguara Gutierrez Ruas, De 2000 a 2002 - Eng. Eletricista - Eletrotécnica
13. Eddo Hallenius De Azambuja Bojunga, De 2003 A 2004 e De 2007 a 2008 - Eng. Eletricista, Civil e Mecânico.
14. José Cláudio Da Silva Sicco, De 2005 a 2006 - Eng. Eletricista.
15. Vitor Lemieszewski (Falecido), De 2009 a 2010 - Eng. Eletricista.
16. Sérgio Roberto Dos Santos, 2011 - Eng. Eletricista e Seg. Trab.
17. Sérgio Boniatti, 2012. De 2015 A 2016 - Eng. de Operação - Eletrônica.
18. Jorge Fernando Ruschel dos Santos, De 2013 a 2014 - Eng. Eletricista.
19. Gilmar José Zwirtes - 2017 - Eng. Eletricista.

Eng. João Potiguara Gutierrez Ruas

“Precisamos sempre divulgar a nossa profissão, o uso da tecnologia, para que a sociedade consiga escolher o que é melhor para a sua segurança”

Eng. José Cláudio da Silva Sicco
 

Eng. José Cláudio da Silva Sicco (de 2005 a 2006)

“Quando era coordenador, havia um programa de visita aos reitores das universidades, que era fundamental, para maior aproximação com as escolas de Engenharia, responsáveis por formar o profissional. É um vínculo de respeito e cultura muito importante, para que o formando saiba de suas atribuições e o que o Conselho representa na valorização profissional”

Eng. Sérgio Roberto dos Santos

Eng. Sérgio Roberto dos Santos (2011)

“A nossa profissão é muito importante para a sociedade. Também acho que deveríamos estar mais presentes nas universidades, falar com os estudantes”, citando, inclusive, programas como o Crea-JR. 


Eng. Sérgio Boniatti

Citou do orgulho de ter sido coordenador durante dois mandatos. “Tenho orgulho de ser Engenheiro Eletricista e temos que vestir a camisa, pois a nossa formação e atribuição oferece um serviço importante para a nossa sociedade. Entendo que precisamos deixar espaço para os novos colegas, mas sempre me dá vontade de voltar”

 

Atual coordenador (à dir.) também foi homenageado

O Engenheiro Eletricista Gilmar José Zwirtes agradeceu a presença dos ex-coordenadores. “Tenho certeza que o respeito que construímos todos estes anos se deve à experiência e ao trabalho desenvolvido por todos que passaram pela coordenação da nossa Especializada. A discussão das atribuições de nossa profissão sempre é a primeira da pauta. Concordo também que precisamos estar presentes em vários eventos que trate de temas sobre a Engenharia Elétrica e que as nossas atribuições sejam respeitadas”, avaliou.

Geólogo Antonio Pedro Viero, 1º diretor financeiro, representando o Conselho gaúcho

Em sua manifestação, o Geólogo Antonio Pedro Viero ressaltou a importância da Engenharia Elétrica e de como esta Câmara é importante para o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Uma Câmara que chega à reunião mil com o vigor de seus conselheiros serve de exemplo. Precisamos, então, levar estas informações sobre as nossas profissões para fora o CREA, nas universidades, nas empresas”, ressaltou, afirmando ainda que é a ética e a qualificação técnica que faz o profissional. “E isto o estudante precisa saber”, completou.

A solenidade terminou em um clima de confraternização e orgulho de ser Engenheiro Eletricista, fazendo com que todos se abraçassem.

UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM 1968

Orgulho de serem Engenheiro Eletricistas

 

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, nestes 49 anos, vem atuando como a primeira instância de julgamento no âmbito da jurisdição, ressalvado o caso de foro privilegiado. Também cuida da elaboração de normas para a fiscalização das modalidades profissionais citadas e da avaliação de assuntos pertinentes à legislação profissional.

A primeira reunião da Câmara foi realizada em 4 de dezembro de 1969, na então sede do CREA-RS, rua Cel. Vicente, 456, à época Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul. Nessa ocasião, participaram os conselheiros Engenheiro Eletricista e Mecânico Dirceu Duarte Calegari e Engenheiro Civil Francisco Ernesto Tavares Rebouças. Estiveram ainda presentes o conselheiro Engenheiro Civil Benjamim Chafranski, suplente do representante do Conselho na Câmara. Também foi eleito o conselheiro Dirceu Duarte Calegari como 1º coordenador da então denominada Câmara de Engenheiros Eletricistas.

Em 19 de outubro de 1981, por meio do Telex Circular Nº 034/81, o Confea comunicou que o Plenário daquele Conselho Federal aprovou a proposição do conselheiro Antônio Carlos Pereira de Souza, definindo como Câmara de Engenharia Elétrica, as Câmaras compostas de Engenheiros Eletricistas, conforme reunião nº 172. Até 1999 havia a figura de secretário de Câmara. A partir de 2000, o cargo passou a ser denominado coordenador adjunto.

Atualmente a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica está composta por 14 conselheiros titulares e 12 conselheiros suplentes, representantes de entidades de classe e instituições de ensino.

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEE) analisa, julga e decide em primeira instância assuntos ligados à modalidade elétrica, além de infrações ao Código de Ética. Os principais campos de atuação destes profissionais, limitados à sua formação curricular, são: 

  1. Geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica;
  2. Máquinas elétricas; equipamentos e materiais elétricos e eletrônicos;
  3. Sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico;
  4. Sistemas de comunicação e telecomunicações;
  5. Controle e automação de equipamentos, entre outros campos afins e correlatos;
  6. Os diversos títulos profissionais de nível superior e médio que integram esta modalidade estão relacionados na Tabela de Títulos Profissionais anexa à Resolução nº 473/2002 do Confea.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: