Notícia

Seminário das Inspetorias aprova novo regimento e elege coordenadores


Mais de 150 pessoas participaram do encontro. Créditos: Arquivo CREA-RS

Sediado em São Borja, município da Fronteira Oeste do Estado, entre os dias 19 e 20 de outubro, o 33º Seminário das Inspetorias do CREA-RS ficará marcado na memória dos participantes pelo temporal intenso que atingiu a região, com ventos de mais de 100 km, causando bloqueio de estradas, queda de árvores, falta de luz e dificuldades de conexão de internet nos dias do encontro. Os reveses que a intempérie climática causou não impediram, porém, que os 160 inspetores, diretoria e equipe de organização e apoio cumprissem com êxito as metas propostas pelo Seminário.

Participação de inspetores foi ativa

Debate e aprovação do novo Regimento Interno, demanda antiga dos inspetores; eleição por aclamação dos coordenadores; e apresentação dos candidatos às eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, que apresentaram suas plataformas e responderam a questionamentos da plateia; foram alguns dos destaques que marcaram os dias de intensos debates e interação entre os representantes do CREA-RS reunidos no prédio sede do Senac no centro de São Borja.

Confira as fotos do Seminário. 

“A superação e união ficarão por muito tempo marcados na memória de todos que não mediram esforços para transpor os obstáculos decorrentes do forte e grave temporal que atingiu a cidade e região ocorrido na madrugada de 19/10”, afirmou a coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter.

Foi também intenso o debate sobre as propostas e moções da Carta de São Borja

O presidente em exercício, Eng. Civil Paulo Teixeira Viana, também destacou o empenho de todos em conduzir o evento, mesmo com as situações adversas. “Esses momentos difíceis acabam por trazer união de todos os presentes em efetivar um evento qualificado.” Destacou, ainda, a satisfação em participar do Seminário e o objetivo de estar próximo dos inspetores e das inspetorias. “É lá que estão os nossos profissionais e é onde está o nosso trabalho.”  

A aprovação da Carta de São Borja, após serem apresentadas, discutidas e definidas as propostas e moções que compõem o documento, encerrou o encontro na noite de sexta-feira (20/10).

Regimento Interno 

Grupo de Trabalho instituído para trabalhar no Regimento Interno

Atualizar o texto do regimento que rege o funcionamento das 44 Inspetorias do Conselho espalhadas pelo território gaúcho era uma das importantes pretensões dos inspetores e coordenadores das Inspetorias desde o Seminário do último ano, ocorrido em Canoas. Diferentemente de lá, em São Borja, após a discussão e debate sobre os artigos que seriam alterados, o grupo aprovou o novo texto do Regimento Interno (RI). 
 
“Estamos fazendo o nosso tema de casa, pois nosso regimento precisa ser atualizado”, afirmou a coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter, na abertura dos trabalhos, na manhã de sexta-feira (20/10), destacando, inclusive alguns apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado sobre itens que teriam obrigatoriedade de alteração. “Se não formos nós a debatermos e aprovarmos uma minuta do RI, alguém vai fazer isso por nós. Nos delegaram essa possibilidade de decisão, mas isso não ocorreu em Canoas e agora temos mais uma oportunidade”, conclamou aos inspetores.  

Inspetores acompanham leitura do Regimento Interno

A isso seguiu-se a leitura do Regimento a ser atualizado, com destaques para as sugestões de inclusões, exclusões e alteração de redação dos 29 artigos que o compõe, que datam de fevereiro de 1986. Além da Eng. Nanci, compuseram a mesa que conduziu o debate os integrantes do Grupo de Trabalho encarregado, desde de julho, da Reformulação do RI (GT-RI), Eng. Civil Eliseu Porto de Moura; Eng. Eletr. Luís Henrique Motta; Eng. Eletr. e de Seg. do Trab. Maurício Lohamnn; Eng. Agr. Bernardo Palma; e Eng. Civil Marcus Vinícius Prado. Complemente o GT, a Eng. Civil Alice Scholl, que não esteve em São Borja.
 
Como destaque das revisões do Regimento Interno aprovadas, é citada a inclusão das Comissões Multimodais. "Tivemos o cuidado em garantir e manter a existência de Comissões, sejam do tipo Especializadas ou Multimodais descrevendo somente o que realmente as diferem, sem remeter ou ressaltar as diferenças entre as mesmas. Uma vez que a redação ficasse objetiva e de fácil leitura e compreensão de todos nós", ressalta a coordenadora Eng. Amb. Nanci Weber. 

O documento agora passará pela apreciação do Plenário, devendo ser votado pelos conselheiros antes de ser instituido. 

Um histórico das inspetorias também fez parte da programação do dia, com depoimentos
 

Coordenadores eleitos por aclamação 

Eng. Nanci Walter e Eng. Eletricista Luís Henrique Nunes Motta

Reeleita para mais dois anos à frente da Coordenadoria das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou a felicidade em ser reconduzida ao cargo e afirmou a continuação do trabalho de valorização da participação dos inspetores em sua representação do CREA-RS no Estado. “Gostaria de agradecer o apoio, a compreensão e a colaboração de todos. Ninguém faz um bom trabalho sozinho. Sempre estivemos abertos para construir as ideias, embora não tenhamos sempre unanimidade, o que a gente busca é a construção colaborativa. Eu agradeço a confiança de todos. Sinto-me lisonjeada”, afirmou. 

Deixando o cargo de adjunto, o Engenheiro Civil Eliseu Porto de Moura agradeceu pelo acolhimento que teve frente à Coordenação e se colocou à disposição para colaborar com os novos coordenadores, pedindo desculpas por não poder permanecer compondo a chapa. “O que importa é termos quem consiga sempre dar sequência ao que vocês almejam. Alguém que consiga ter uma boa leitura das Inspetorias. Isso é o mais importante! A forma como cada inspetoria enfrenta a suas dificuldades no dia a dia é distinta e é essa leitura que a Coordenadoria tem que fazer e passar à Diretoria”, destacou. 

Comissão Eleitoral que conduziu processo foi escolhida no evento

Como novo coordenador-adjunto foi escolhido o representante da Zonal Fronteira Sudoeste, Eng. Eletricista Luís Henrique Nunes Motta, que agradeceu o convite feito e a confiança empenhada pelos demais colegas em sua escolha. “Queremos que esse trabalho pela evolução das inspetorias continue e seja cada vez melhor.” Falou, ainda, sobre a atuação que tem junto à Zonal, e que pretende transferir à Coordenadoria com o mesmo empenho. Falou, ainda, sobre a valorização profissional. “Nós temos que demarcar nossa produção junto à sociedade, que é o mais importante. Então isso que eu vou buscar junto com vocês, que comentemos essas questões e sejamos todos valorizados como profissionais dentro de um Conselho forte.”

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: