AEA-VS e ASAV realizam Fórum de Inteligência Territorial Campos de Cima Serra

Eng. Couto foi um dos painelistas. Créditos: Cubo Comunicação

Na última segunda-feira, 30 de outubro, aconteceu o Fórum de Inteligência Territorial dos Campos de Cima da Serra, uma promoção conjunta da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale e Serra (AEA-VS) e da ASAV (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria). O evento, que aconteceu na cidade de Vacaria e contou com a participação de mais de 70 produtores e profissionais da região, além de autoridades da área, tratou diretamente sobre o impacto das restrições ambientais no uso do solo na região e na construção de alternativas.
Participou da abertura do Fórum o deputado federal Luis Carlos Heinze (fotos), que fez um pronunciamento de apoio à categoria e indicou que a via judicial seria a mais indicada aos produtores da região dos Campos de Cima da Serra, para tratar sobre os embargos de áreas realizados pelo IBAMA.
De acordo com o engenheiro Sergio Couto, presidente da AEA-VS, foram dados alguns encaminhamentos a respeito dessa temática: “o deputado Heinze indicou o caminho judicial em relação aos embargos promovidos pelo IBAMA na região, no entanto, a Sra. Margarete Marques, presidente do Sindicato Rural de São Francisco de Paula e representante da FARSUL na região entende que isso ficaria muito pesado financeiramente para os produtores”, salienta. Ainda de acordo com Couto, o desafio ficaria a cargo do Ministério Público, que deveria representar a causa desses diversos produtores rurais.
O evento ainda contou com painéis e palestras de representantes da EMBRAPA, Lucíola Alves Magalhães, e Alexandre Hoffmann. No fechamento foram dados como encaminhamentos a elaboração de uma nota técnica sobre o melhoramento do campo nativo; fornecer subsídios à resolução do CONAMA e à alteração das leis federais e estaduais; trabalhar e evoluir num canal de comunicação para o grupo que trata sobre Inteligência Territorial dos Campos de Cima da Serra, bem como formalizar a criação de um grupo de estudo sobre o assunto; e por fim, realizar e manter contato com o Ministério Público, IBAMA e SEMA.

Cubo Comunicação