Notícia

CREA-RS realiza Blitz em propriedades rurais da região de Canela


A ação atende ainda ao TAC firmado com o MPE, no qual o CREA-RS intensificará a fiscalização em propriedades rurais. Créditos: Arquivo CREA-RS

Do dia 07 a 09 de novembro, o CREA-RS promove uma fiscalização intensiva nas propriedades rurais da região que abrange a Inspetoria de Canela, como os municípios de São Francisco de Paula e seus distritos (Tainhas e Lajeado Grande).

A Blitz de fiscalização visa verificar a participação de profissionais habilitados na orientação e assistência técnica dos serviços em propriedades rurais, garantindo que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis pela prescrição do Receituário Agronômico.

 A ação pretende verificar a origem e orientar quanto ao uso de agrotóxicos por meio da apresentação de nota fiscal e receituários, avaliando também o registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nas atividades fiscalizadas.

A ação pretende verificar a origem e orientar quanto ao uso de agrotóxicos por meio da apresentação de nota fiscal e receituáriosEm um período de 10 anos, entre 2002 e 2012, o uso de produtos químicos da agricultura brasileira mais que dobrou, saltando de 2,7 para 6,9 quilogramas por hectare, variação de 155%. Segundo dados divulgados pelo IBGE, os agrotóxicos da classe 3 que são considerados perigosos, representaram 76,9% do total comercializado no Rio Grande do Sul em 2012. No mesmo ano, o Estado consumiu 5,7 quilogramas por hectare de área plantada.

De acordo com dados do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, composto pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e entidades do setor, o Estado consumiu 85 milhões de litros de agrotóxicos durante a safra 2009/2010, numa média de 8,3 litros por habitante.

Enquanto isso, a média brasileira foi de 4,5 litros por habitante no mesmo período. Os números colocam os gaúchos na terceira colocação entre os estados que mais consomem agrotóxicos no País, atrás apenas de São Paulo e Paraná.

A ação atende ainda ao TAC firmado com o MPE, no qual o CREA-RS intensificará a fiscalização em propriedades rurais, uma vez que as atividades de prescrição do receituário agronômico só poderão ser exercidas por profissional habilitado.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: