Notícia

Aeaa divulga comemorações do Dia do Engenheiro Agrônomo


Diretoria e participantes encerram atividades alusivas ao Dia do Engenheiro . Créditos: Arquivo CREA-RS

Em homenagem ao dia do Engenheiro Agrônomo, 12 de outubro, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) organizou a 3ª Semana dos Engenheiros Agrônomos. No dia 26 de outubro, na Câmara de Vereadores de Alegrete, houve uma sessão solene especial alusiva ao dia do Eng. Agrônomo, presidida pelo vereador Glênio Bolsson e proposta pela vereadora Firmina Martins Soares, momento no qual foi realizada uma homenagem ao Eng. Agrônomo Alfeu de Macedo Dorneles, um dos fundadores da AEAA.

No inicio da sessão foi mostrado um vídeo sobre a agricultura brasileira mostrando os avanços e a importância do setor para a economia nacional, com a contribuição indiscutível dos Engenheiros Agrônomos juntamente com os produtores e demais profissionais ligadas ao setor primário. Todo esse avanço está baseado em conhecimento e tecnologia que vem sendo aplicados e permitindo ao Brasil aumentar a produção em diversas atividades sem aumentar a área agricultável, evidenciando um ganho em preservação ambiental que nem países da Europa possuem.

Na sequência, o presidente da AEAA, Eng. Agrônomo Leonardo Cera e a Vice-Presidente Eng. Agrônoma Katia Messa receberam das mãos da Vereadora Firmina Soares um “Diploma de Reconhecimento” da Câmara Municipal de Alegrete, à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, em reconhecimento aos profissionais da Terra e da Vida.

 Após, o presidente Leonardo Cera fez uma apresentação da AEAA sobre ano de fundação, número de sócios e órgãos onde a entidade tem representantes, assim como as atividades realizadas no ano de 2017, dando destaque a excursão dos sócios para participação no Congresso Estadual de Agronomia em Porto Alegre com a maior delegação do interior do estado, participação na Expointer em Esteio e visita ao SENGE na capital gaúcha. Cera também falou da campanha para eleição do Colégio de Entidades de Classe (CDER), onde a diretoria foi até a cidade de São Gabriel para buscar apoio na candidatura dos Colegas Eng. Agrônomo Lulo Corrêia (AEAA) e Eng. Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves (SEAA) para coordenadores da regional fronteira sudoeste; Participação no Congresso Brasileiro de Agronomia em Fortaleza-CE; Participação no Encontro Estadual das Entidades de Classe do CREA-RS (EESEC) em Torres e da conquista que oportunizou que a próxima edição do evento seja realizada em Alegrete em 2018 e também da eleição do colega Lulo Corrêia para o cargo de Coordenado Adjunto Estadual ao lado da Eng. Agrônoma Andréia da Rocha (AEAVARP) que assumiram a coordenadoria do Colegiado das Entidades de Classe CREA-RS. Ainda finalizou, com um relato da 3ª semana dos Engenheiros Agrônomos, evento no qual, teve curso de Segurança de Barragens de Terra e Sistema de Outorgas do RS; Coquetel com as entidades parceiras pela produção e entrega do prêmio “A Botina” a dois colegas pelos serviços prestados em pról da profissão; firmado parceria AEAA e Site Portal do Produtor para criação de um espaço para publicações de artigos técnicos dos sócios da entidade; palestra sobre produção de arroz hibrido na China e jantar de confraternização dos sócios e familiares.

Logo, foi passado um vídeo institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e no final da noite o vídeo da proposta da AEAA que oportunizou que EESEC seja realizado em Alegrete no próximo ano.

O momento máximo do evento foi à homenagem ao Eng. Agrônomo Alfeu de Macedo Dorneles, carinhosamente conhecido como “Feco”. Por motivos de saúde, sua esposa, senhora Suzana Trindade Dorneles foi que fez uma apresentação da vida do homenageado, enquanto Feco permanecia na mesa de autoridades com um grande sorriso.

A apresentação abordou um pouco da história da família Dorneles, dando maior ênfase a vida profissional do Engenheiro Agrônomo Feco na Cabanha Minuano, propriedade da família. Feco formou-se como Engenheiro Agrônomo na UFRGS em Porto Alegre em 1959 e no ano seguinte casou-se com Suzana e tiveram 5 filhos. Foi apresentado o currículo profissional do homenageado, no qual demonstrou a enorme participação em eventos de destaque nacional na busca de capacitação e representação do setor orizícola e da pecuária de corte.

No ano de 1978, logo após a fundação da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, aconteceu na Cabanha Minuano, à primeira confraternização dos sócios. Foram mostradas fotos de campos nativos, campos melhorados, pastagens cultivadas, lavouras e área de proteção permanente da Cabanha Minuano. Essas fotos mostraram as atividades agrícolas desenvolvidas na fazenda sob responsabilidade do Eng. Agrônomo Alfeu de Macedo Dorneles , entre elas, os serviços de terraplanagem e movimentação de terra para construção de barragens para armazenamento de água, construção de silos para armazenagem de grãos, lavouras de arroz, sorgo e trigo, produção de silagem e uso de feno de palha de arroz para alimentação do gado, manejo de campo nativo, pastagens de cornichão, milheto, azevem e aveia, técnicas que permitiram a realização de vários dias de campo para demonstração de tecnologias modernas à época e muitas aos dias de hoje também.

Em relação à pecuária, foi mostrado o plantel das raças de bovinos, ovinos e equinos da Cabanha Minuano, que foi uma das pioneiras na criação das raças HEREFORD e BRAFORD no Brasil, o que proporcionou ao município de Alegrete a conquista de diversos títulos em Exposições e Feiras Agropecuárias de todo o Brasil.

Também foi mostrado fotos dos remates que aconteciam na fazenda e que permitiam a comercialização de animais com genética superior, formadas a partir da introdução de técnicas modernas utilizadas na propriedade como inseminação artificial, aquisição de matrizes e reprodutores Europeus, Argentinos e Uruguaios e transferência de embriões importado do Canadá com o objetivo de acelerar os ganhos genéticos das raças para atender as novas exigências mundiais de mercado.

Foi apresentado sobre Associação Brasileira de Criadores de Hereford e sobre a Cooperativa Rural Alegretense Ltda., onde Alfeu chegou a presidência de ambas as entidades, e na sequência, Suzana fez um emocionado discurso e agradeceu a AEAA pela homenagem a seu marido.

Por fim, os colegas da AEAA entregaram um troféu ao homenageado com a seguinte mensagem “Ao Eng. Agrônomo Alfeu de Macedo Dorneles, o tributo de gratidão da AEAA, por sua atuação como sócio fundador desta associação, bem como pela estimável contribuição para a valorização dos profissionais desta entidade”.

Após encerrada a solenidade, todos foram convidados para fazer um brinde com o homenageado no Casarão da Praça, uma cortesia da Família Dorneles e AEAA.

A AEAA agradece profundamente a todos que estiveram presentes nesta linda sessão, em especial ao Vice-Prefeito Marcio Amaral e aos vereadores presentes Firmina Soares, Glênio Bolsson, Vanda Dorneles, Antonio Monteiro, Maria do Horto Salbego e Mirian Suhre.
 

Fonte: Aeaa

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: