Notícia

Aea-VS promove curso de iniciação para defesa civil


Com o objetivo de ampliar a percepção de valor dos profissionais e proporcionar, não apenas à eles mas à todos os interessados, agentes públicos e políticos, voluntários e potenciais voluntários, os conhecimentos básicos sobre eventos extremos e desastres na área da preservação da vida, da saúde, do patrimônio e da gestão dos recursos naturais, a AEA-VS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale e Serra) promove curso em parceria com a Oficina Regional de Defesa Civil. Sob a coordenação do Coronel Claudio Rocha, oficial da reserva da Brigada Militar, advogado e consultor, o curso tem 10 horas aula e acontecerá no próximo dia 23 de novembro, das 8h30 às 17h, na FACCAT, em Taquara. 
Como objetivos específicos, o curso visa:
•Compreender a estrutura nacional (União, Estados-Membros, Distrito Federal e Municípios) de proteção e defesa civil;
•Apresentar os principais conceitos de proteção e defesa civil;
•Qualificar as pessoas, capacitando-as para interagirem com as diversas atividades que se desenvolvem desde a prevenção até a resposta em face dos desastres.
Confira a programação do curso:
8h - Recepção
8h30 - 9h50 - Percepção de Risco - noções básicas atividade prática
9h50 - 10h10 - Intervalo
10h10 - 10h50 - Breve histórico dos Desastres e da Defesa Civil no mundo e no Brasil, conceitos e classificação dos desastres (COBRADE)
10h50 - 11h30 - Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – Organização e competências municipais
11h30 - 12h10 - Abrigos de emergência - características, estruturas e funcionamento
13h30 - 14h10 - Gestão de desastres - metodologia
14h10 - 15h30 - Diagnóstico dos danos materiais e ambientais, prejuízos econômicos públicos e privados. Laudos e pareceres
15h30 - 15h40 - Intervalo
15h40 - 17h - Cadastramento de eventos naturais na plataforma S2ID. Formatação do processo para reconhecimento de situação de emergência ou calamidade pública.
17h - Encerramento
 
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail canela@crea-rs.org.br até o dia 22 de novembro. Para acessar o curso, os inscritos devem levar 1kg de alimento não perecível, que será repassado a instituição carente.
O curso acontece em parceria com a Oficina de Defesa Civil, com apoio da FACCAT e do CREA-RS. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: