Notícia

Curso orienta sobre vermicompostagem doméstica


Créditos: Arquivo CREA-RS

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU) deu início no dia 18 de novembro ao curso sobre vermicompostagem doméstica, que tem por objetivo orientar os participantes para darem um destino correto aos resíduos gerados nas residências, não só dos orgânicos, mas também dos secos e rejeitos. O curso terá um total de oito horas de duração, sendo que a segunda etapa acontecerá na manhã do dia 02 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), mesmo espaço onde aconteceu o primeiro encontro.

As quatro primeiras horas de treinamento foram voltadas à conscientização dos participantes sobre a importância de dar destino correto aos resíduos gerados nas residências. “A composteira é apenas uma das formas de tratar os resíduos. Mas para se chegar a ela é preciso primeiro separar os resíduos em seus diferentes tipos: orgânico, seco, rejeitos etc.

Essa atitude simples permite darmos destino adequado a todos estes produtos que jogamos fora, reduzindo o impacto ao meio ambiente”, avalia o engenheiro agrônomo Diego Coimbra, coordenador do curso. Já presidente da APAJU, Volney Viau, destacou a responsabilidade dos engenheiros agrônomos com o solo e o meio ambiente. “Dentro de uma composteira está o conceito mais básico de formação de um solo de qualidade, onde se transforme material orgânico em nutrientes. Estamos resgatando esse conceito e mostrando que cuidar do meio ambiente é algo que pode ser feito por qualquer um, em qualquer lugar, até mesmo em um apartamento”.
Nessa linha de raciocínio, participaram como palestrantes o Professor de Direito e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Daniel Cenci, que falou sobre a responsabilidade de cada cidadão em cuidar dos resíduos que gera; e o Engenheiro Agrônomo e Coordenador Socioambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí (SMMA), Sérgio Burmann, que explicou a coleta seletiva no município. Passando ao tema específico da vermicompostagem, a Bióloga Marcia Schulz apresentou seu estudo de caso sobre a estrutura de uma composteira e a atuação dos organismos neste microambiente. Tema complementado pelo engenheiro agrônomo Diego Coimbra e que será aprofundado no dia 02 de dezembro, com a aplicação prática das técnicas de montagem de uma composteira. 
Ainda há vagas disponíveis para participar dessa segunda etapa do curso. As inscrições podem ser feitas na sede da APAJU, em Ijuí, na Rua 15 de Novembro, 275, sala 203 (junto ao CREA), ou com os membros da diretoria da APAJU. Os participantes que desejarem poderão receber um kit composteira. O Curso tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS), da Associação de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí (SMMA), do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (DEMASI), da UNIJUÍ e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI). 

Por Vilson Wagner
Jornalista – MTB: 14.654

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: