Mais de 900 profissionais participam de Treinamentos sobre Preenchimento de ART

Encontro Ibirubá encerrou treinamentos do ano com a presença de 43 profissionais . Créditos: Arquivo CREA-RS

Realizados em 25 cidades do Estado, os Treinamentos para Preenchimento de ART promovidos pelo CREA-RS somaram 989 profissionais participantes, desde maio, com a primeira edição que ocorreu em Porto Alegre, até o último curso realizado em Ibirubá, neste último dia 23 de novembro. Quem ministrou os treinamentos foi o gerente de Registro e ART do Conselho, Eng. Minas Sandro Schneider. Todos tiveram inscrição gratuita e duas horas de duração.

Nos encontros foram abordados os critérios e exigências que devem ser seguidos pelos profissionais e empresas para correto registro da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, obrigatório para todos os serviços da área tecnológica. A abordagem fica em torno da Lei 6.496/77 e da Resolução n. 1.025/09 do Confea, bem como são prestadas orientações para o preenchimento de ART nos diferentes tipos prestação de serviços: edificação (projeto e execução), Múltipla Mensal, de substituição, de “equipe” e “corresponsável”. Ainda são abordados aditivos contratuais em contratos do tipo “guarda-chuva” ou consórcio de empresas, entre outros.

Eng. Schneider considerou que a principal dúvida sanada durante os treinamentos foi de que a origem de uma ART é o contrato, escrito ou verbal, que demandou a realização da obra ou serviço. Assim, explicou, “a ART deve ter os dados do contrato, ou seja, o contratante, o endereço da obra/serviço, a data de início e o valor do contrato, além da descrição dos serviços técnicos contratados”.

Outro ponto que destacou como importante para os profissionais que participaram foi mostrar como vincular corretamente uma ART em outra. “Isso, seja pelo campo ‘participação técnica’, como pelo campo ‘motivo da ART’, detalha. Para ele a avaliação dos eventos foi muito positiva. “Os participantes demonstraram interesse em sanar suas dúvidas sobre o correto preenchimento da ART.”