Notícia

13 de dezembro: Dia do Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Dia do Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia é comemorado em 13 de dezembro, anualmente. O dia foi adotado através de uma deliberação da Comissão de Assuntos Nacionais (CAN ), para destacar o trabalho do profissional Engenheiro, especificamente o que trabalha com avaliações e com perícia em sua área de atuação.

As atribuições para realizar as perícias e avaliações de bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais, obras, serviços, bens e direitos, é matéria essencialmente técnica que exige qualificação específica. São atividades privativas dos Engenheiros em suas diversas especialidades, dos Arquitetos, dos Engenheiros Agrônomos, dos Geólogos, dos Geógrafos e dos Meteorologistas, definidas pela Resolução nº 345, de 27 de julho de 1990, Confea.

Sendo, assim, o mercado de Engenharia de Avaliações é, no Brasil, um mercado restrito a especialistas no assunto, o que torna o Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia um dos profissionais muito valorizados pelas empresas que utilizam os seus serviços.

A prática do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia

O Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia tornou-se uma profissão necessária em virtude da complexidade da tecnologia e do avanço da ciência, fazendo com que Engenheiros se especializassem para solucionar problemas emergentes. Ao mesmo tempo em que o conhecimento específico é uma das bases de sua formação, o Engenheiro especialista precisa ver o mundo como ele se apresenta, como um todo, e não apenas em suas especializações. Sob este ponto de vista, é exigido também do Engenheiro Avaliador uma visão ampla e integrada, onde se exige capacidade de inovação, além de ter a manter o olhar voltado para a realidade social.

Em suas funções, o Engenheiro Avaliador deve trabalhar para fazer os levantamentos necessários à tomada de decisões sobre valores, custos e alternativas de investimentos para bens de qualquer natureza, opinando sobre o que lhe é submetido pelas partes, esclarecendo fatos para auxiliar nas decisões empresariais ou governamentais.

Fonte: www.calendariobr.com.br e Confea 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: