Campeão mundial de rafting em Três Coroas atende fiscalização do CREA-RS

A Central Sul Raft é coordenada pelo campeão mundial e tricampeão brasileiro de rafting, Enio Winkler. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Central Sul Raft é coordenada pelo Campeão Mundial e Tricampeão Brasileiro de Rafting, Enio Winkler, dentro do Parque das Laranjeiras, na área rural de Três Coroas!

Esta foi a surpresa que a Equipe de Fiscalização durante a Operação Verão, que, desde o dia 08 de janeiro, fiscaliza parques de diversão e aquáticos, clubes sociais e eventos efêmeros em todo o Estado, encontrou na Central Sul Raft, no Parque Laranjeiras, em Três Coroas.

A supervisora de Fiscalização Alessandra Borges, o agente fiscal Homero Lopes e o coordenador Enio Winkler Ao receber o agente fiscal Homero Lopes e a supervisora de Fiscalização Alessandra Borges, o coordenador Enio Winkler da empresa de Rafting dentro do parque, campeão mundial de Rafting, falou sobre a vida de atleta, as dificuldades com relação a patrocínio, considerando que não é um esporte muito conhecido. “Mas nem por isto desistimos. Vários outros atletas precisam ter outros trabalhos para poder treinar e participar de competições no exterior, como no último campeonato, que ocorreu no Japão”, contou.

Trabalhando com rafting desde 1993, Enio contou que em 2007 era da equipe brasileira de canoagem. “A região de Três Coroas é um celeiro de bons atletas na modalidade. Naquela época todos os atletas representantes da Seleção era de Três Coroas, que treinavam neste parque”, destacou.

Nesta ação, a fiscalização deixou TRDPs solicitando as ARTs de inspeção dos equipamentos de tirolesaO parque foi adquirido em 1987 pela Prefeitura, que montou uma estrutura para, em 1989, receber o Campeonato Sul-americano. “Hoje é cobrado um ingresso que é destinado à Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca), que há 30 anos é responsável pela manutenção e melhorias do parque. Este valor também serve para manter a equipe de Rafting”, explica o atleta.

Contou ainda que formou, junto com atletas da cidade de Juquitiba, interior de São Paulo, a equipe Rio Abaixo Brasil Máster, que conquistou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de Rafting – R4, que ocorreu no início de 2017.

“O resultado nos deu uma vaga este ano para o Mundial de Rafting –R4 na Patagônia, na Argentina, pela categoria Máster, o que nos faz treinar mais ainda”, ressaltou, torcendo para um grande resultado. Contou ainda que qualquer um também pode praticar a canoagem, basta levar o seu próprio barco e pagar uma taxa de entrada. “Sem esta taxa que é cobrada não seria possível manter a equipe. No último campeonato no Japão tivemos que vender muitas camisetas para conseguir viajar. Como não é um esporte olímpico, difícil obter patrocínio”, lamentou.

Sobre o parque o atleta coordenador afirmou que o lugar pode proporcionar uma grande experiência de aventura e de contato com a natureza. “Seguimos as normas ABNT NBR 15331, sistema de gestão de segurança, com equipe de condutores certificados pela IRF Internacional Rafting Federation e Rescue 3 Internacional (resgate em águas brancas)”, detalhou. Nesta ação, a fiscalização deixou TRDPs solicitando as ARTs de inspeção dos equipamentos de tirolesa.