CREA-RS

Operações Verão e Carnaval do CREA-RS já geraram 498 relatórios de fiscalização

Agente fiscal em ação na praia de Tramandaí

Créditos: Arquivo CREA-RS

Visando preservar a segurança da população e considerando o alto número de eventos que ocorrem durante a temporada de verão no Estado, o CREA-RS iniciou em janeiro duas importantes operações: a Operação Verão e a Operação Carnaval. Ambas ocorrem em todas as regiões do Rio Grande do Sul até o dia 30 de março.

Essas ações intensivas de fiscalização visam preservar a segurança da população com a verificação pelos agentes fiscais de parques de diversão e aquáticos, clubes sociais, entidades e associações carnavalescas e montagem de estruturas de eventos efêmeros como os festivais de música e feiras que ocorrem neste período no litoral.

Até o momento foram gerados 498 relatórios de fiscalização. Nas operações são verificados, entre outros, as estruturas metálicas, a segurando no trabalho em altura, geradores, equipamentos e instalação de iluminação e sonorização, laudos técnicos, PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), instalação e destinação final dos resíduos de banheiros químicos e manutenção de equipamentos.

O objetivo principal é garantir a segurança da sociedade garantindo que as atividades técnicas envolvidas nos eventos realizados nas ruas, clubes são realizadas por profissionais e empresas habilitadas e que estejam formalizadas por meio do registro da respectiva ART.

A Operação Verão e a Carnaval seguem até o final de março. Ambas as ações estão sendo realizadas por meio do aplicativo Infofisc, que permite o preenchimento do relatório de fiscalização no momento da inspeção, a consulta de ARTs e registros das empresas e profissionais. Além disso, pelo Infofisc os dados das fiscalizações realizadas em todo o Estado geram mapas georreferenciados.