Notícia

Armazenadoras de grãos e beneficiadoras são alvo de fiscalização em Camaquã


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul inicia, a partir desta terça-feira (27), uma blitz de fiscalização nas empresas armazenadoras de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas no município de Camaquã. A ação intensiva acontece, entre os dias 27 e 29 de março, na região que concentra o maior número de unidades e pretende vistoriar cerca de 35 unidades do segmento agrícola na região. 

Entre as exigências, está a verificação de que somente profissionais legalmente habilitados sejam responsáveis pela assistência técnica em armazenagem de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas. Além disso, a blitz pretende verificar a existência de profissionais habilitados na assistência técnica ao produtor rural e verificar o registro perante o CREA-RS das unidades armazenadoras e/ou beneficiadoras de produtos agrícolas.

Documentações exigidas:
Pessoa Jurídica:
- Toda pessoa jurídica que possua estruturas de armazenagem e/ou esteja executando serviços de amostragem e/ou limpeza e/ou secagem e/ou beneficiamento e/ou guarda e conservação de produtos agrícolas, para si ou para terceiros, deverá registrar-se no Crea da jurisdição onde esteja executando o referido serviço;
- Quando a pessoa jurídica já possuir registro junto ao Crea deverá recolher ART de Projeto Orgânico e Assistência Técnica na estocagem/armazenagem/conservação de produtos agrícolas, por Unidade Armazenadora.
Pessoa Física:
- Toda pessoa física que possuir estruturas de armazenagem e/ou esteja executando serviços de amostragem e/ou limpeza e/ou secagem e/ou beneficiamento e/ou guarda e/ou conservação de produtos agrícolas, para si ou para terceiros, deverá apresentar profissional Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Agrícola ou demais profissionais habilitados perante o Sistema Confea/Crea;
- O profissional deverá recolher ART de Projeto Orgânico e Assistência Técnica na estocagem/armazenagem/conservação de produtos agrícolas, por Unidade Armazenadora.
TRDP para empresas de grande porte:
- Para empresas de grande porte abordadas na fiscalização onde forem verificados indícios de possíveis atividades relacionadas a engenharia de segurança do trabalho, serão solicitados documentos comprobatórios de participação técnica nestas atividades os quais estão elencados no anexo III deste projeto.

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: