Curso de capacitação reúne fiscais do CREA-RS, Cerest e do MPT-RS

Capacitação foi ministrada para agentes fiscais do CREA-RS, Cerest e do MPT-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorre, desde da última quarta-feira (11), na sede do CREA-RS, uma capacitação para fiscais do Conselho, do Cerest e do Ministério Público do Trabalho, promovido por este. O curso, que termina hoje, tem como objetivo capacitar os servidores que participam das forças tarefas de frigoríficos e hospitais para que possam melhor analisar o ambiente de trabalho fiscalizado, verificando se as tarefas e o abiente de trabalho dos locais visitados estão adequados às características psicopedagógicas e físicas dos trabalhadores.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), Ricardo Garcia, organizador da capacitação, relata que a ação é resultado da assinatura do Termo de Cooperação Técnica feito com o Conselho. Em vigor desde 2008, o termo é uma colaboração reciproca entre os órgãos.

O curso foi ministrado pela escola Ocra Brasiliana e tratou de assuntos sobre a sobrecarga biomecânica dos membros superiores (braços, antebraços, pulsos e mãos), abordando como os movimentos repetitivos realizados pelos trabalhadores de frigoríficos e hospitais podem impactar na saúde do trabalhador.