Confea representa País em encontro de eng. civil dos países de língua portuguesa

Presidente Joel Krüger no 9° Encontro das Associações Profissionais de Engenharia Civil de Língua Portuguesa e Castelhana. Créditos: Arquivo Confea

Ao lado de representantes da Argentina, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Porto Rico e Portugal, a comissão do Confea representa o Brasil durante o 9° Encontro das Associações Profissionais de Engenharia Civil de Língua Portuguesa e Castelhana, que foi realizado na cidade de Cancun, México, de 25 a 28 de abril.

Na quarta-feira (25), a delegação brasileira se reuniu com integrantes do Colégio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (CICCP), da Espanha. Na pauta, as ações necessárias para a assinatura de Termo de Reciprocidade de Registros Profissionais entre os dois países.

Restou o compromisso de a delegação espanhola realizar tratativas internas, perante o respectivo Ministério da Educação, para obter autorização para firmar tal instrumento devido a questões de hierarquia legislativa naquele país.

Paralelamente, a delegação do Confea apresentou uma proposta de termo de cooperação técnica, a fim de facilitar o acesso de engenheiros civis brasileiros aos cursos e treinamentos oferecidos pelo CICCP. Para ter acesso, basta o registro junto ao Crea do estado emissor do registro profissional.

A reciprocidade de registros também foi tratada entre brasileiros e integrantes da Sociedad de Ingenieros de Bolivia (SIB). Da série de palestras e debates programados para o Encontro, a delegação brasileira participou da discussão sobre a implementação de um plano de ação de todas as delegações presentes visando à valorização e destacando a importância da engenharia civil para o desenvolvimento econômico e social, dos países em geral.

A qualidade e a efetividade de cursos de graduação à distância, que se propagam em todos os países presentes e seus reflexos no exercício profissional também estiveram em foco nas discussões.

A delegação brasileira é formada por Joel Krüger, presidente do Confea; André Schuring, Marcos Camoeiras e Ricardo Araújo, conselheiros federais; Luis Edmundo, presidente do Crea Bahia, e Flávio Bolzan, assessor do Conselho Federal.

O 10° Encontro das Associações Profissionais de Engenharia Civil de Língua Portuguesa e Castelhana ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março de 2019.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea