Energia eólica na pauta da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia

Créditos: Arquivo CREA-SP

Conselheiros das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica de todo país se reuniram em São Paulo de 02 a 04 de maio. Os engenheiros eletricistas participaram da 2ª reunião ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE).

O potencial das energias renováveis foi pauta na reunião, bem como a implementação do chamado Livro de Ordem, que reúne a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos de uma obra ou serviço. Esse documento foi instituído pela Resolução 1094 de 31 de outubro de 2017 do Confea e passou a ser obrigatório para toda solicitação de CAT de obra ou fiscalização iniciada a partir de 1º de janeiro de 2018.

Alguns Estados trouxeram ainda denúncias sobre a qualidade dos materiais e componentes elétricos vendidos em suas localidades. Para aprofundar o tema das energias renováveis, a 2ª reunião ordinária da CCEEE incluiu em sua programação a palestra “Fontes Alternativas no Brasil – Importância da Regulamentação“, proferida pelo engenheiro eletricista Sérgio Cequinel Filho, empresa COPEL.
Os investimentos em energia renovável têm aumentado cada vez mais em todo o mundo. Um estudo chamado Renewables Global Status Report (Relatório de Status Global das Energias Renováveis) foi divulgado em 2016 pela REN21 – Rede de Políticas de Energia Renovável para o Século XXI –  e mostra que as aplicações financeiras com esse tipo de fonte em todo o planeta alcançaram em 2015 o maior valor da história: US$ 286 bilhões.

Dados de 20016 da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) apontam que mais de 8 milhões de pessoas estão agora trabalhando com energia renovável em todo o mundo. O Brasil é o segundo país que mais emprega pessoas nesse setor, com 918 mil postos de trabalho, ficando somente atrás da China.

Próxima reunião
A 3ª reunião ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) será realizada em Manaus (Amazonas) de 18 a 20 de julho.
lávio Borgneth

Fonte: CREA-SP