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Profissionais debatem nova proposta de diretrizes curriculares para a Engenharia


Reunião entre conselheiros, representantes de entidades de classe, professores e reitores apresentou primeiras propostas . Créditos: Arquivo Confea

Elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), a nova proposta de diretrizes curriculares da Engenharia reuniu na segunda-feira (25), em Brasília, na sede do Confea, professores, reitores, conselheiros federais e representantes de entidades de classe.

As observações feitas pelo grupo sobre a proposta servirão de base para documento a ser elaborado, contendo as manifestações do Confea sobre diversos itens, entre eles a organização dos cursos, que passará a ser por competência, e não mais por conteúdo  e dará ao aluno acesso a temas que incentivem à formação de líderes de equipes multidisciplinares, por exemplo.

Convocados pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), do Confea, estiveram presentes os professores Áureo Pasqualeto Figueiredo, diretor da Universidade Santa Cecília (SP); Neri dos Santos, decano da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Ricardo Bertin, coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil da PUCPR. Wilson Lang, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Ricardo Veiga, indicado pelo Colégio de Presidentes, Antonio Pedro Sousa, da Coordenadoria de Câmara Especializadas de Geologia e Minas, e os conselheiros Daniel Salati e Osmar Barros, ambos da Ceap, representaram o Sistema Confea/Crea. 

Para Osmar, “a nova proposta do Ministério da Educação é interessante sob vários aspectos”, e as sugestões que o grupo fez “são pontuais”, como, por exemplo, “que a carga horária seja de no mínimo 3.600 horas, não tendo as 3.600 horas como referencial,  o que pode deixar o aluno apenas próximo dessa meta e não cumpri-la integralmente”.

Outro item indicado por Osmar é o que diz respeito ao projeto pedagógico do curso, que por sugestão do grupo reunido deverá informar as atribuições pretendidas para que o aluno obtenha seu registro profissional junto ao Crea.

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Fonte: Maria Helena de Carvalho/ Equipe de Comunicação do Confea

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