Mestrado inédito em Engenharia de Avaliação tem inscrições abertas

Presidente do Ibape, Wilson Lang: formação na área de avaliações e perícias ganha reforço, em momento em que sua importância é cada vez maior no país. Créditos: Arquivo Confea

Primeiro curso de Mestrado em Engenharia de Avaliação da América do Sul, o curso de Mestrado promovido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) e as Universidades Federal do Espírito Santo e Politécnica de Valência (Espanha) está com inscrições abertas, no site do Ibape. Com 600 horas/aulas distribuídas ao longo de dois anos, o curso terá início em 1º de outubro.

A importância da área “se torna cada vez maior”, segundo o presidente do Ibape, Eng. Civ. Wilson Lang, “porque as demandas judiciais dos profissionais peritos e especializados em avaliações são cada vez maiores”. Segundo ele, as universidades não oferecem esse tema nos seus cursos de graduação. “E com as novas normas técnicas que tratam de desempenho na construção civil, inspeção predial e a própria norma de avaliações e perícias, isso tudo faz com que esses profissionais sejam cada vez mais exigidos”. “É uma conquista importante para a Engenharia”, comentou o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger.

Com duas disciplinas presenciais, na Universidade Federal do Espírito Santo, e as demais por EaD., o curso conta ainda com o apoio do programa de Educação da Mútua, que ajuda a financiar o curso. De acordo com Wilson Lang, o Instituto participou dando as características nacionais necessárias à grade curricular, além de manter alguns profissionais avaliadores e peritos como professores.

Lang acrescenta que o curso é voltado para todos os profissionais do Sistema e também para arquitetos. “A expectativa é de que o curso tenha muitos alunos, considerando que é um curso inovador, basicamente na modalidade a distância e que se aplica plenamente ao mercado. Além disso, tem financiamento integral por meio da Mútua, o que facilita muito que o profissional tenha essa formação. Ele é inédito, nunca foi feito, só por isso já se mede a dificuldade do processo e a importância dessa oportunidade para os profissionais”, diz.

O presidente do Ibape esclarece ainda que a certificação profissional exigida para o exercício das atividades de Avaliação e Perícia continuam sendo exigidos pelas formações disponibilizadas pelo Instituto. “Isso é outro processo. O Ibape é a única entidade nacional que tem esse processo de certificação nacional. O profissional pode até usar o certificado de pós-graduação para ajudar na certificação, mas não é automático”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea