Notícia

Municípios da Serra são alvo de fiscalização do CREA-RS


As áreas da construção civil e de segurança do trabalho são foco da ação. Créditos: Arquivo CREA-RS

Começou hoje (17) uma Blitz de Fiscalização do CREA-RS nas regiões que abrangem a Inspetoria de Bento Gonçalves, Nova Bassano, Nova Prata, Garibaldi e Carlos Barbosa. O foco da ação são as áreas da construção civil e de segurança do trabalho.

Até o dia 19 de julho, sob a supervisão de Alessandra Borges, os agentes fiscais Antônio Fernando Amarante, Gladis Boff, Homero Lopes, Raquel Fortes Rodrigues, Amauri Alves e Sergio Durli pretendem verificar 180 empreendimentos, com o objetivo de garantir que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos/obras, entre outros serviços da área tecnológica.

Também serão verificados condomínios residenciais e comerciaisAlém das diversas áreas de trabalho que englobam a construção civil serão verificados condomínios residenciais e comerciais, considerando que instalações prediais elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio devem ser inspecionadas periodicamente para proporcionarem segurança aos moradores.

A Engenharia de Segurança do Trabalho também será alvo de fiscalização. Segundo estudo da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o Estado registrou 41.741 mil acidentes e 2.404 doenças do trabalho em 2016. Somente no ano passado, foram notificados 44.145 mil atendimentos e 331 óbitos foram computados. Ou seja, um trabalhador morreu a cada 26,4 horas. Entre os acidentes estão às quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.

Por isso, é importante que a fiscalização esteja presente para garantir que as atividades sejam acompanhadas por profissionais e empresas devidamente habilitadas, garantindo desta forma que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas pelas devidas ARTs. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: