I Encontro Nacional dos CDERs na 75ª Semana Oficial

Com a presença de cerca de 60 profissionais de todas as regiões do país, entre presidentes e representantes de entidades de classe, coordenadores de Colégio de Entidades Regionais e ainda dois presidentes de Creas e o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, lideranças do setor realizaram na tarde desta quarta-feira (22), durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o I Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais, marco histórico na trajetória de milhares de profissionais que buscam na política classista soluções definitivas para a sustentabilidade de suas associações. Nos discursos, a palavra “aprender” era unanimidade, além do orgulho da conquista da realização do evento separadamente do CDEN, em dois períodos, no Encontro de Líderes e na Soea.

Representantes de algumas entidades precursoras na iniciativa marcaram presença com opiniões e sugestões de grande valia, tanto para as associações de poder econômico-financeiro bem definido como para aquelas que enfrentam dificuldades na produção de receita, na implantação da cultura do associativismo e compartilhamento e no atendimento de demandas particulares a cada região. No entendimento geral, os participantes fecharam questão quanto à necessidade de “medidas cada vez menos paliativas e soluções mais drásticas em apoio às entidades regionais”.

A coordenadora estadual do CDER-RS, Engenheira Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, que secretariou o evento, fez um breve histórico do CDER-RS. Ressaltou ainda que o papel político das entidades dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua e da dificuldade da organização da parte legal e os chamamentos públicos, que liberam recursos para as entidades. “No entanto, este chamamento só acontece para os Creas que não estão deficitários”, apontou. Aproveitou ainda para informar sobre o XVIII Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC), que ocorrerá, entre 26 e 28 de setembro, em Alegrete.  “Na ocasião, em parceria com a Mútua-RS, será promovido um curso de Gestão Financeira e Contábil para Engenheiros, que ocorrerá antes da realizaçã do evento”, destacou.

Um dos gargalos discutidos no encontro, que, segundo o presidente do Confea, caminha para uma solução satisfatória, refere-se à antiga legislação do Sistema que só previa repasses de verbas a Entidades Nacionais e Precursoras, deixando de fora as que mais demandas apresentavam ao Federal. “Em função dos cuidados que nos exigem os órgãos reguladores, fiscalizadores e de controle, não podemos mais deixar de cumprir com certas formalidades que nos garantirão a segurança necessária para os diversos tipos de apoio que o Confea e também a Mútua podem prestar às entidades regionais”, afirmou Krüger.

De acordo com relatos dos participantes, as origens do encontro em nível nacional remontam a décadas. As primeiras ações voltadas à união do maior número possível de CDERs aconteceram em reuniões do CreaSul, em Porto Alegre e Florianópolis, depois em Belém do Pará. De lá para cá, a unanimidade em torno da autonomia de um futuro CDER Nacional vem se afirmando: os líderes participantes deste I Encontro não pretendem ocupar o devido espaço do CDEN, “queremos apenas atender às nossas particularidades regionais”.

Independentemente do apoio de ordem financeira que venham a receber do Confea e da Mútua em consonância com novas legislações, coordenadores de entidades regionais sugerem algumas ideias que visam sustentabilidade: realização de workshops e cursos para associados e o público local; chamamentos públicos em caráter contínuo; a ênfase de profissionais nas denúncias de irregularidades, para geração de ARTs e, indiretamente, receitas para repasse; e, talvez a mais importante deste I Encontro, a solicitação de apoio da Mútua, que tem surtido bons resultados para entidades de pequeno e médio porte, como, por exemplo, o programa Divulga Mútua.

Segundo Krüger, “o Confea está trabalhando forte nas novas concepções dos chamamentos públicos e das formas de patrocínio. Nesta nova fase de adequação das regras, já recebemos cerca de 70 projetos que podem ser beneficiados graças ao novo formato da Resolução competente”.
“Não podemos afirmar que agora atenderemos 100% das demandas de Regionais, mas certamente o faremos quando encontrarmos mínimas condições para isso”, concluiu o presidente do Confea.

Uma notícia que traz luz aos anseios do colegiado é a de que tramita na Comissão de Justiça e Trabalho da Câmara Federal o Projeto de Lei 9186, que busca alterar artigos da Lei 5.194 que permitam a utilização de repasses via Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para as Regionais. A ideia é de que, ao mesmo tempo que se atenda à Lei de Recursos Públicos, também se crie caminhos para a boa economia das entidades regionais.

Eleição dos coordenadores

A Engenheira Andrea e os novos coordenadores do CDER nacional

Como um dos últimos itens da pauta extensa, foi a eleição dos coordenadores do CDER nacional, com mandato de três meses, até a eleição da futura coordenação.

Reportagem: Guilherme Monteiro (Crea-SP)