Federação une engenheiros ambientais e sanitaristas

Criada e com estatuto e diretoria aprovados, Fneas pretende valorizar profissionais. Créditos: Arquivo Confea

Com a participação de 15 das 20 associações de Engenheiros Ambientais e Aanitaristas existentes no Brasil, a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fneas) foi criada na tarde da quarta-feira (22), durante a 75ª Soea. A Engenheira Ambiental Nanci Walter, coordenadora das Inspetorias do CREA-RS, que participou como representante da Associação Gaúcha de Engenheiros Ambientais (AGEA-RS), ressaltou a conquista, considerando o momento ímpar para todos os Engenheiros(as) Ambientais e Sanitaristas.

Por unanimidade, os representantes das associações estaduais aprovaram tanto o estatuto quanto a diretoria, que terá três anos para cumprir os compromissos definidos no estatuto, cujo objetivo é valorizar as profissões e os profissionais das duas áreas.
No final do dia, ao lado do vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), Fernando Santos, que participa da Soea, o presidente do Confea, Joel Krüger comemorou a criação da entidade. Ao se dirigir aos participantes da reunião, foi aplaudido quando afirmou que “se você está insatisfeito, ajude a mudar, a melhorar”.

A Fneas tem a seguinte diretoria: presidente, Renato Muzzolon Jr. (Apeam-PR); vice-presidente, Thaiana Cardoso (Acesa-SC); secretário-geral, Áquila Levindo (Ageamb-GO); diretor de Política Profissional, Giuliano Battisti (Apea-ES); diretor administrativo e financeiro, Elizene Sarmento (Aeaspa-PA); diretor de Relações Institucionais, Luiz Henrique (Aceamb-SC); diretor social, Rodolfo Alves (Aeamb-PE).

Fonte: Equipe de Comunicação da 75ª Soea