Notícia

75ª Soea marca posicionamento em prol da reconstrução do Brasil


Do Rio Grande do Sul, mais de 100 profissionais participaram da programação. Créditos: Arquivo CREA-RS

A 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) reuniu, de 21 a 24 de agosto, cerca de 3 mil profissionais da área tecnológica nacional, entre Engenheiros, Agrônomos, Meteorologistas, Geólogos e Geógrafos. Com o tema Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil, o evento proporcionou radiografias das áreas em que estes profissionais atuam, além de permitir a troca de experiências e de soluções para questões comuns. 

Foram promovidos minicursos, palestras e seminários, ministrados por palestrantes de todo o Brasil, que abordaram assuntos da atualidade da Engenharia, envolvendo a questão tecnológica e econômica. A abordagem principal visava responder a questões como: O que a Engenharia poderá fazer pelo Brasil? O que os cidadãos-profissionais poderão fazer pela Engenharia? O que a ética poderá fazer pelos cidadãos-profissionais? Afinal, o que se entende por reconstrução do Brasil?

Assinada pelo colegiado das entidades nacionais que integram o Sistema Confea/Crea, a Carta de Maceió destacou ainda o deliberado desmonte da economia nacional e do patrimônio público, defendendo que é necessário que o Brasil preserve a democracia e reencontre o seu destino. 

Auditório lotado para a abertura

Do Rio Grande do Sul, mais de 100 profissionais participaram da programação e ajudaram a lotar auditórios e salas com temas como inteligência artificial, Indústria 4.0, equidade de gênero, submarino nuclear brasileiro, Tecnologia Bim, assistência técnica e crédito rural, meio ambiente, saneamento, mineração e acessibilidade. O debate promovido tinha como objetivo a busca de soluções para a retomada do crescimento do país por meio da valorização das profissões do Sistema Confea/Crea.
Em ano de eleição, a Soea promoveu ainda discussões políticas, considerando que uma das áreas mais afetadas no desenvolvimento socioeconômico é a infraestrutura, que diz respeito diretamente às profissões da área tecnológica. 

Já na abertura do evento, o Eng. Civil Joel Kruger, presidente do Confea, deixou claro no seu discurso que a instituição não ficará omissa com relação à desvalorização profissional. “O papel do Confea é manter o diálogo com os diversos órgãos do governo e outras instituições, se posicionando sempre contra a desvalorização profissional ou os desmontes de patrimônios nacionais como a privatização da Eletrobras”, apontou.

Na bagagem de volta para casa, os profissionais levaram a reflexão do papel da Engenharia como protagonista de uma mudança no país, que vive tempo de incertezas, especialmente nos campos político, social e econômico. A edição de 2019 da Semana será realizada em Palmas (TO).

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: