Notícia

Crea-TO recebe a 76ª Soea


Dorivã, o Passarim do Jalapão, empolgou o público no encerramento da 75ª Soea: convite a Palmas. Créditos: Arquivo Confea

Foi ao som de berrante, das canções do Passarim do Jalapão, o cantor e compositor Dorivã, e de “Nós é Jeca, mas é Joia”, do tocantinense Juraildes da Cruz, que o Crea-TO e a prefeitura de Palmas receberam a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, no encerramento da Soea de Maceió, na noite desta sexta (24).

A exibição de um vídeo sobre a cidade de Palmas, com as palavras da prefeita Cinthia Ribeiro, marcou o início da última parte da cerimônia de encerramento.  Fundada em 1989 e hoje com 300 mil habitantes, Palmas é a última capital planejada do século XX. “Cidade inteligente, cuja sustentabilidade foi reconhecida pelo Banco interamericano de Desenvolvimento – BID. Capital do Matopiba, a ‘Última Fronteira Agrícola’.  Uma cidade onde a Engenharia se faz presente desde o seu surgimento”, foram alguns dos aspectos lembrados.

Em seguida, houve a apresentação do cantor e compositor Dorivã Borges, o “Passarinho do Jalapão”, nome do reggae que ele interpretou, após cativar o público com o “Hino Popular de Palmas”, entoado apenas ao ritmo de um tambor tocantinense. “Vejo o futuro no horizonte, o teu povo vem à fonte no coração de quem quer vencer”, cantou o “Passarim do Jalapão”, que voltaria ao palco no final para cantar “Nós é Jeca, mas é Joia”, de Juraildes da Cruz e mais conhecida na voz do paraibano Xangai.


Nesse intervalo, o público assistiu à passagem da bandeira da Soea, pelo presidente do Crea-AL, eng. civ. Fernando Dacal, ao presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Maia, na companhia do conselheiro federal tocantinense Carlos Batista das Neves. “Responsabilidade transferida nesse momento”, sintetizou a apresentadora da cerimônia. Com direito a berrante ecoando pelo teatro Gustavo Leite, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, integrantes da comitiva do Estado subiram ao palco, mantendo a tradição de “quebrar o protocolo”.

Saudações
Coube ao conselheiro eng. eletric. Carlos Batista das Neves fazer, pessoalmente, a primeira saudação oficial dos tocantinenses.  Agradecendo aos conselheiros e ao presidente do Confea, afirmou que Tocantins é um Estado emergente. “Ainda não nos encontramos prontos, como outros estados onde a Soea até já se repete. Por isso, este desafio foi uma atitude que louvamos para que possamos permear a Soea também nos estados menores, tornando-os muito mais respeitados. Com a sabedoria da engenharia saberemos contornar todas as dificuldades. Teremos uma grande Soea”.

Já o presidente Marcelo Maia também agradeceu pela confiança ao escolher o Tocantins para a 76ª Soea, destacando o apoio dos presidentes. “Esse é um dia marcante para o Crea-TO. Eu me sinto muito feliz de poder realizar no nosso estado um evento de tamanha dimensão pela primeira vez. O Tocantins é grandioso para receber o Brasil. Respeitando a Soea feita pelo Dacal, mas com a intenção de superá-lo”, disse, lembrando que Palmas é uma cidade planejada com grande potencial de crescimento e tem tudo para se tornar uma das cidades mais modernas do país.

“Fomos a primeira capital a universalizar o sistema de coleta e tratamento de esgotos. A primeira a adotar sistema de energia solar em prédios públicos e que tanto já contribuiu com a geociência e a tecnologia. Nós nos comprometemos a fazer o melhor com o nível que a engenharia merece. Calor humano não vai faltar”, disse ao final de seu convite.

Reportagem e edição: Henrique Nunes

Revisão: Lidiane Barbosa

Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: