Notícia

CREA-RS presente no IV Seminário Cidades em Trânsito


Educação, tecnologia e mobilidade são os focos principais deste evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta e sexta-feira, o Teatro da Unisinos recebe vários especialistas em Educação, Tecnologia e Mobilidade Urbana, com cerca de 200 profissionais e estudantes inscritos. O evento abordará também questões relativas ao transporte por aplicativos, acessibilidade e meio ambiente como forma de destacar a necessidade de humanização do trânsito e desenvolvimento sustentável das cidades.

Organizado pela Sinaleiro Projetos de Sinalização Viária, Unisinos Escola Politécnica – Engenharia Civil, Itt Performance, Abemec/RS e Seag, a quarta edição do Seminário Internacional Cidades em Trânsito propõe discussões técnicas sobre as boas práticas nas áreas de trânsito e transporte. 

Geólogo Antônio Viero, 1º diretor administrativo do CREA-RS, representou a PresidênciaNa abertura do evento na manhã desta quinta (30), o Engenheiro Eletricista e de Seg. Trab. João Otávio Marques Neto, diretor da Sinaleiro, destacou o crescimento do Seminário deste ano, com as novas parcerias, e a oportunidade para a troca de conhecimento de ações efetivadas em cidades que servem de benchmark para qualidade de vida. “Essas atividades possuem amplo mercado de trabalho e previsão de crescimento, em função da necessidade de qualificação da mobilidade urbana e de redução dos crescentes índices de motorização e de acidentes de trânsito registrados praticamente em todas as cidades brasileiras”, avaliou. 

Como apoiador do evento, o CREA-RS esteve representado pelo Geólogo Antonio Pedro Viero, 1º diretor administrativo, representando a Presidência do Conselho gaúcho. Em sua fala, o diretor destacou que a instituição é parceira nos eventos que discutem soluções técnicas para melhorar o dia a dia da população.  “O tema é importante para os nossos profissionais, porque tudo o que se pensa em trânsito é realizado por profissionais do Sistema Confea/Crea. A Engenharia é que tem a expertise para trazer as inovações tecnológicas para enfrentar os desafios deste tema”, apontou.

O professor Cristiano Richter, diretor da Unidade de Administração de Infraestrutura e Serviços Unisinos

O professor Cristiano Richter, diretor da Unidade de Administração de Infraestrutura e Serviços Unisinos, começou a sua manifestação lembrando da construção do Campus da Universidade em Porto Alegre e de que o projeto, que ficou pronto em 22 meses, só foi possível pelo bom relacionamento com o poder municipal. “A complexidade do projeto, prazos envolvidos, sempre teve a preocupação com o que existia com o entorno da obra. Desde a concepção do projeto até a sua execução, tínhamos como premissa uma intervenção urbana que respeitasse as características do entorno e que entregasse à cidade uma estrutura moderna, com benefícios para ambos os lados. O empreendimento teve uma significativa entrega para a cidade”, destacando o cuidado com a questão viária. 

Engenheiro Civil colombiano Juan Manuel Galeano Dadavid, primeiro palestrante do dia, tratou do tema A Infraestrutura de Transporte de Passageiros nas Cidades da América do SulAlém disso, ressaltou a importância para a Unisinos estar envolvida em temas tão importantes para a sociedade. "A instituição promove eventos transversais, com várias áreas do conhecimento”, apontou, citando os vários cursos de Engenharia fornecidos pela instituição.

Esta edição conta com a apresentação de pôster, que é aberta a todos os interessados em compartilhar o conhecimento e pesquisa com os inscritosTambém estavam presentes o Eng. Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção RS (Abemec); o Geólogo Thiago Peixoto de Araujo, presidente da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Região Carbonífera (Seag); o Engenheiro Agrônomo Luiz Cláudio Ziulkoski, diretor administrativo da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais; o Eng. Civil e prof. Uziel Quinino, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, representando também a coordenação do curso de Arquitetura; o  Eng. Civil e prof. João Hermes Nogueira Junqueira, assessor de Transporte e Trânsito da Unisinos.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: