Nota de pesar: Eng. Agrônomo Dirceu Gassen

O plantio direto e as técnicas de conservação de solo e de água foram amplamente estudados e divulgados através de imagens e informações incontestáveis por parte do Eng. Agrônomo Dirceu Gassen. O Engenheiro trabalhou por anos na Cooplantio, mas seu legado tomou proporções muito além do horizonte gaúcho. Seus trabalhos ecoam na Agronomia Brasileira e internacional.

Além de ser um profissional de qualidade destacável, o Engenheiro Agrônomo Dirceu Gassen também se dedicou às entidades de Classe, tendo sido vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo (AEAPF).

O CREA-RS e o Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS) está em luto por esta grande perda. O velório está ocorrendo no dia de hoje (03/09) no Memorial da Paz, na cidade de Passo Fundo

Currículo
De acordo com o site do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), entidade de que fazia parte desde 2011,  Dirceu Gassen formou-se  Engenheiro Agronômo  pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul em 1977. Tornou-se  Mestre em Agronomia na Área de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em  1980.- Estudou pragas de solo na Nova Zelândia. Cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos.

Experiência Profissional
- Pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras, EMPASC, Caçador, SC. 1979-81.
- Pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetor de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, desde 1981.
- Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS. Porto Alegre, RS. 1995-97.
- Gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda, desde julho 2000.
- Editor técnico da Revista Plantio Direto.
- Sócio da empresa Vértice Agrícola - Agricultura de precisão.
- Mais de 200 públicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura.
- Livros publicados nas Áreas de pragas, controle biológico e plantio direto.
- Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.