Notícia

Expointer é palco de encontro da Coordenadoria das Inspetorias


Encontro aconteceu no restaurante da Farsul . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã da última sexta-feira (03), reuniram-se na Expointer, em seu encontro mensal, os representantes das 11 Zonais do CREA-RS. Conduziram a reunião, os coordenadores das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter e Eng. Eletr. Luis Henrique Nunes Motta (adj.), com a presença, ainda, dos representantes das Câmaras Especializadas, do presidente, Eng. Agr. Gustavo Lange, e do 1º diretor administrativo, Geólogo Antonio Pedro Viero. 

Entre os itens da pauta, estiveram questões financeiras e administrativas com o cenário da saída do Técnicos do Sistema, a participação na última Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) e as eleições para os cargos das Inspetorias, que acontecem neste mês de setembro. Sobre este último item, Eng. Nanci Walter destacou o grande número se inspetorias com mais de uma chapa inscrita. “Isto é algo muito positivo e saudável e uma demonstração da grande movimentação para o pleito”, afirmou, explicando a necessidade de mobilização dos profissionais para votarem na eleição, que é realizada de forma online, através do envio de senhas por e-mail para acesso à plataforma de votação. 

Em pé, presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Gustavo Lange

Sobre a questão do Técnicos, que devem concretizar seus novos Conselhos, dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas, até o final do ano. Eng. Gustavo Lange destacou a perda financeira que a saída dos profissionais acarretará ao CREA-RS, calculada em 15% da receita. “Temos que equalizar este défict e, para isso, estão sendo feitos estudos para redução de gastos em diversas áreas, entre elas a análise de fechamento de algumas inspetorias, considerando algumas regiões que têm mais Técnicos que profissionais de nível Superior registrados, pois não vai ser possível manter a estrutura que temos hoje”, explicou, ressaltando que a diretoria está aberta a sugestões nesse trabalho. 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: