Notícia

Resolução do CFBio preocupa grupo Agronomia


Grupo estuda possíveis conflitos entre atividades. Créditos: Arquivo Confea

Publicada no site do Conselho Federal de Biologia (CFBio), a Resolução 480, de 10 de agosto de 2018 dispõe sobre a atuação do biólogo em inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora e atividades correlatas. E logo no primeiro artigo resolve: “Instituir normas regulatórias para a atuação do Biólogo em Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora, incluindo o Inventário Florestal; o Projeto Técnico de Recuperação da Flora - PTRF e o Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD e atividades correlatas”.

O fato vem preocupando as lideranças ligadas ao Sistema Confea/Crea, principalmente os Engenheiros Florestais e Agrônomos já que, inicialmente, são atividades profissionais originalmente desenvolvidas por eles.

O assunto foi tratado em reunião que, na sede do Confea, em Brasília, colocou na mesa de deliberações Joel Krüger e Edson Delgado, presidente e vice-presidente da Casa; os conselheiros João Bosco, Ronald do Monte Santos, Daniel Salati e Laércio dos Santos; o chefe de Gabinete, Luiz Rossafa; o superintendente de Integração do Sistema, Reynaldo Barros; os assessores da Presidência e Parlamentar, Fabyola Resende e Guilherme Cardozo; além do procurador Jurídico, Igor Garcia.

O próximo passo é ouvir os titulares das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal e de Agronomia, os presidentes da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef) e os conselheiros federais, a fim de definir estratégias em defesa das atribuições profissionais dos engenheiros florestais e agrônomos frente à Resolução do CFBio. Para isso, foi marcada reunião no Confea para o dia 12 de setembro. 
 
Fonte: Maria Helena de Carvalho e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: