Notícia

CNA, OCB e Confea defendem financiamento da assistência técnica rural


Integrantes do GT Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural, na CNA, em julho. Créditos: Arquivo Confea

O Confea continua sua luta para que a assistência técnica volte a ser financiada pelo Crédito Rural e o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária será fundamental para isso. Com esse sentimento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, manifestou-se sobre a adesão da Frente Parlamentar da Agricultura à proposta encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, na manhã desta terça (4), em torno de ações que vêm sendo protagonizadas, no Sistema, pelo Grupo de Trabalho Crédito Rural, Assistência Técnica e Crédito Rural, do Confea.

Agora à tarde estive na Câmara dos Deputados e falei sobre o assunto. A OCB participou da reunião e as cooperativas estão muito integradas ao GT e à CCEAGRO nesse processo, e essa participação na entrega do documento reflete isso. Portanto, essa ação é mais uma consequência dos trabalhos do GT ATER e Crédito Rural, do Confea”, declarou o coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia, Kléber Santos, informando que o tema deverá ter sua continuidade nos próximos dias 17 e 18, em reunião do GT, e de 19 a 21, na reunião da CCEAGRO em São Paulo.

“Uma manifestação que é fruto da ação do GT Crédito Rural e Assistência Técnica. Meus aplausos a todos que com ele têm colaborado”, considerou o conselheiro federal João Bosco de Andrade, um dos integrantes do GT.  De acordo com o presidente da CNA, Pedro Loyola, os parlamentares afirmaram que não vão medir esforços para negociar com o Ministério da Fazenda o retorno do financiamento da assistência técnica.

Em julho, Confea e CNA haviam se reunido para marcar o posicionamento comum contra a versão mais recente do Manual de Crédito Rural. O tema havia sido motivo de um manifesto do Conselho a respeito do tema. Com a participação de diversas entidades do setor, a reunião contou com as participações de Kléber Santos, João Bosco de Andrade, do chefe de gabinete do Confea, Luiz Rossafa, e ainda de outros integrantes do GT, os especialistas engenheiros agrônomos Annibal Margon,  Ângelo Ximenes e Daniel Galafassi.

Fonte: Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: