Dia do Cerrado: conservação é obrigação de todos

Mesa de autoridades durante sesssão solene da Câmara Legislativa. Créditos: Arquivo Confea

Alinhado a ações de preservação da biodiversidade nacional, o Confea lembrou o Dia do Cerrado, nesta terça (11), ressaltando a necessidade de defesa dos recursos naturais. Durante sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o presidente do Conselho, Eng. Civ. Joel Krüger, enfatizou que o Dia do Cerrado relembra a necessidade do trabalho de conservação e deixou claro que "a questão ambiental é um direito de todos, mas antes disso é uma obrigação de todos". Dentro do Sistema, a data ganha destaque dentro do calendário comemorativo anual.

Preocupações
Segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de mais de 20% do território nacional, o Cerrado – apesar da reconhecida biodiversidade e de abrigar as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país – sofre com as queimadas e a diminuição do volume dos seus aquíferos. Estes e outros problemas foram apontados ainda durante sessão solene requerida pela deputada Telma Rufino (Pros), que declarou sua preocupação com a preservação do ecossistema.

De acordo com a parlamentar, é necessário investir na conscientização e na fiscalização visando à preservação do bioma. "No último ano sentimos de perto as consequências de um uso descontrolado da água e tivemos que passar por longos meses de racionamento. Espero que tenhamos aprendido a lição", afirmou.

Deputada Telma Rufino entregando ao presidente Joel Krüger moção de reconhecimento

Ao final da sessão solene foram entregues certificados, aprovados pela CLDF, a pessoas que prestaram relevantes serviços à área ambiental. Também estiveram representadas, no evento, a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), com a presença do Eng. Amb. Renato Muzzolon; a Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (ASIBRAM); a Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal, com participação do Eng. Ftal. Pedro de Almeida Sales; o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), com presença da presidente Eng. Civ. Fátima Có; a Associação dos Auditores Fiscais de Controle Ambiental do Distrito Federal (AFICAM/DF) e a Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Ascom da Câmara Legislativa