CREA-RS realiza a 1.780 Sessão Plenária

A plenária contou com deliberações de assuntos de interesse geral,. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu na sexta-feira (14) a Sessão Plenária de nº 1.780 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), com a presença de mais de 80 conselheiros no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS).

Presidida pelo Eng. Agr. Gustavo André Lange, 1º vice-presidente no exercício da Presidência, a Plenária contou ainda com a presença do diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Souto Palma, dos 1º e 2º diretores administrativos, Geólogo Antonio Pedro Viero e Eng. Quím. Cibele Elaine Vencato, respectivamente; o 2º diretor financeiro, Eng. Mec. Luiz Antônio Ratkiewicz; e a coordenadora das Inspetorias, Eng. Amb. Nanci Walter.

No início do evento, o Eng. Gustavo Lange convidou todos os presentes para um minuto de silêncio em memória ao Eng. Mec. e de Engenheiro de Segurança do Trabalho Paulo Deni Farias que faleceu no dia 16 de agosto e ao Eng. Agrônomo Dirceu Gassen, falecido no último dia 3.

Após ocorreu o lembrete da Eng. Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, coordenadora do Colégio de Entidades Regionais do RS, sobre o XVIII Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC) que ocorrerá em Alegrete nos dias 26 a 28 de setembro.

Cerca de 80 conselheiros presentesO diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Souto Palma, apresentou no primeiro momento da Plenária as parcerias ocorridas entre o CREA-RS e a Mútua-RS, destacando a oficina de Gestão Financeira-Contábil para os Engenheiros de Alegrete que ocorrerá no dia 26.

Manifestação do Eng. Luiz HenriqueO Engenheiro de Segurança do Trabalho Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, coordenador adjunto da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho,  leu um comunicado referente à extinção da Câmara de Eng. de Segurança do Trabalho, que foi aprovada na última Plenária. O Engenheiro citou dados que mostram um avanço em números dos acidentes e mortes no ambiente de trabalho.

Além disso foi lida pelo Eng. Florestal Glênio Teixeira uma nota de repúdio da Câmara de Engenharia Florestal contra Resolução nº 480, publicada em 10 de agosto pelo Conselho Federal de Biologia (CFbio), e que dispõe sobre a atuação do Biólogo em Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora e atividades correlatas.

Além das deliberações de assuntos de interesse geral, o conselheiro Engenheiro Agrônomo Paulo Rigatto, da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, apresentou os Balancetes Orçamentários do CREA-RS, relativos ao mês de junho de 2018. O relatório de Gestão do CREA-RS é um documento apresentado aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade como prestação de contas anual.

A Sessão Plenária foi encerrada às 18h.