CREA-ES sedia Seminário Nacional de Ética

Engenheiro Burille . Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) recebe profissionais de todo Brasil para debater ética profissional. O Seminário Nacional de Ética é uma realização do Crea-ES, junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A programação começou nesta quarta (19) e segue até quinta-feira (20). Representam o CREA-RS no evento, o conselheiro Eng. Nelson Burille e a funcionária administrativa Liandra Correa.

Em 2018, a temática da ética está sendo aprofundada nos debates do Sistema Confea/Crea. A 75º Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) teve como tema principal “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. O objetivo do Seminário Nacional de Ética é aprofundar esse debate.

Nos dois dias de evento, que está sendo realizado na sede do Crea-ES (Vitória), as Coordenadorias Nacionais de Comissões de Ética de todos os Creas estarão reunidas com objetivo de nivelar o entendimento sobre as disposições contidas no anexo da Resolução nº1 1004/2003, que regulamenta a condução do processo ético disciplinar. A decisão normativa 94/2012 é outro ponto abordado na programação.

Abertura

Na abertura do evento, o engenheiro ambiental Giuliano Batisti deu boas vindas aos presentes e destacou que o tema da ética transcende o que o próprio código do Sistema Confea/Crea. “A ética é herdada das famílias, estudada nas escolas. Por esse motivo, a mesma é tão importante e deve ser debatida”, disse o diretor adiministrativo do Crea-ES que, na ocasião, representou a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.

Para o Coordenador da Comissão de Ética do Crea-ES, Carlos Dias, ética é comportamento e, por esse motivo, o seminário é de tamanha relevância. O evento busca apresentar o trabalho continuado de multiplicação das informações éticas a nível nacional.

De acordo com Carlos, deve-se debater ética, pois “o princípio das ações da sociedade é moral. Desta forma, quando a mesma está estabelecida, a moral se modifica, tornando-se uma ação ética. Por esse motivo, nós da Comissão Ética do Crea-ES estamos trabalhando com muita força nesta área. Percebemos que, com o passar dos anos, a sociedade necessita rever seus conceitos morais profissionais. Tudo isso reflete na conduta moral/ética do profissional”.

Fonte: CREA-ES