Conseplan empossa os representantes do CREA-RS em Caxias do Sul

Ex-inspetor-chefe da Inspetoria de Caxias do Sul, Eng. Agrôn. Jorge Gelso Cassina é empossado pelo prefeito. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Engenheiro Agrônomo e ex-inspetor-chefe da Inspetoria de Caxias do Sul Jorge Gelso Cassina foi eleito representante titular do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan) de Caxias do Sul. A solenidade de posse ocorreu na última segunda-feira (24), no Salão Nobre do Centro Administrativo, e contou com a presença do prefeito da cidade Daniel Guerra.

O Conseplan é um órgão responsável por assessorar o poder público no que se refere à implantação e à fiscalização do Plano Diretor Municipal. Existente desde 2009 ele tem como objetivos emitir orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto das Cidades e sobre os demais atos normativos relativos ao desenvolvimento do município. Também avalia a aplicação dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor Municipal e a execução dos planos, programas e projetos de interesse para o desenvolvimento urbano, rural e ambiental.

O Engenheiro Agrônomo Jorge Gelso Cassina acredita que a importância de ter um conhecimento técnico principalmente em sua área é a melhor compreensão na execução dos projetos focados no desenvolvimento rural da cidade de Caxias do Sul, podendo assessorar o executivo, o prefeito, acerca dos projetos desenvolvidos para a área rural da cidade, uma área que segundo o Engenheiro pode apresentar problemas sérios de aplicação.

"O Engenheiro da área de Agronomia tem uma visão mais ampla de todo o território rural, conhecendo suas propriedades e limitações", explicou. Ele ainda reiterou que o seu suplente, o Geólogo Nerio Jorge Susin, tem também muitos conhecimentos para agregar ao Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial.
A importância da sua participação é de trazer uma visão do profissional de conhecimento técnico e muitos anos de estudo para a área de desenvolvimento rural.