Sustentabilidade das Entidades em pauta no Confea

Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Resende e o Eng. Agrônomo Gustavo Lange. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS recebeu na tarde desta terça-feira a visita da Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Fabyola Resende, assessora da Presidência do Confea, que representará o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, no XVIII EESEC, que ocorre de quarta a sexta em Alegrete.

Na ocasião,  a Eng. Fabyola falou sobre as ações do Confea visando à sustentabilidade das Entidades de Classe, os dois editais de Chamamentos Públicos, o Edital de Patrocínio e a Política de Critérios para participação do Confea em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, por meio da locação de estandes.

Chamamento público

"O Chamamento Público 001/2018 teve como objetivo a execução de projetos voltados à execução de debate técnico-científico nas áreas de Meio Ambiente, Segurança do Alimento, Transporte, Logística e Mobilidade Urbana e Energias Renováveis. Foi liberado no Chamamento 001/2018 o total de R$ 3.000.000,00", explicou.

Já o Chamamento Público 002/2018 trouxe como objetivo a execução de projetos voltados à execução de debate técnico-público sobre diversas PLs, como a Nova Lei De Licitações –  PL6814/2017, a PL 6014/2013 e PL 0031/2014, dentre outras. Foi liberado no Chamamento 002/2018 o total de R$ 2.000.000,00.

"Puderam participar dos Chamamentos 001 e 002 as entidades nacionais, precursoras e regionais. No Chamamento 001 foram classificadas 39 propostas e no Chamamento 002 foram classificadas 33 propostas, totalizando 72 propostas. Essas foram homologadas pelo plenário do Confea no último dia 14", ressalta.

Segundo ela, o Edital de Patrocínio veio com a proposta principal de patrocinar projetos a serem realizados no Brasil, relacionados a temas inerentes à Engenharia, Agronomia e Geociências  que estimulem o conhecimento científico, tecnológico e econômico, assim como a troca de experiências e a interação entre profissionais, empresas, instituições científicas e tecnológicas.

"Puderam ser custeados por este edital eventos, exposições ou publicações nas áreas inerentes às profissões do Sistema Confea/Crea. O valor orçamentário do Confea para este edital foi de R$ 3.000.000,00 e puderam participar as entidades nacionais, precursoras e regionais e também os CREAs", apontou.

A Engenheira explica que, atualmente, está em vigor a Política de Critérios para participação do Confea em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, por meio da locação de estandes.

"Esta política também será de suma importância para as entidades de classe, uma vez que o Confea poderá apoiar ações estratégicas do Confea que, aprovadas pelo Plenário, importem no desenvolvimento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências ou na unidade de ação do Sistema Profissional e eixos temáticos do Sistema Confea/Crea que envolvem o exercício e regulamentação profissional, fiscalização, ética, valorização profissional e educação continuada", adianta.

Frisa ainda que esta política será de fluxo contínuo e as entidades devem ficar atentas aos prazos, pois poderão ser contempladas as propostas recebidas com, no mínimo, 90 dias do evento.

Diálogo  e aproximação com as entidades

Outro ponto que, para ela, merece destaque são os constantes diálogos entre o Confea e as Entidades de classe nos temas que envolvem outros Conselhos profissionais. A Engenheira cita algumas ações, como as reuniões com a Federação Nacional de Engenharia de Pesca (FAEP) e a CCAGRO, para tratar de questões relativas à Resolução 1165/2017 do CFMV.

"Também nos reunimos com a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes) para tratar as questões sobre a proposta do MEC de diminuição da carga horária dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho para 360h. Houve ainda reunião com a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) e Associação Catarinense de Engenheiros Florestais (ACEF) para tratar de questões referentes à Resolução 480/2018 do CFBio", enumera.

De acordo com ela, esta aproximação é fundamental para atingir uma das atividades finalísticas do nosso Sistema, que é proteger a sociedade do exercício ilegal da profissão.