Palestra promovida pela Mútua-RS abre trabalhos de evento em Alegrete

A partir da esquerda: Eng. Luana, Eng. Leonardo Cera e Geól. Pablo Souto Palma. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quarta-feira (26), antecedendo a abertura oficial do XVIII Encontro Estadual das Entidades de Classe (EESEC), que ocorre até sexta-feira, em Alegrete, a Mútua-RS promoveu a palestra técnica “Gestão Financeira-Contábil para Engenheiros”, com o contador Gustavo Caletti.

As boas-vindas foram dadas pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (Aeaa), Eng. Leonardo Cera, pela vice-presidente da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Alegrete (Seaa), Eng. Luana Ferreira, e pelo diretor-geral da Mútua, Geólogo e Eng. de Seg. do Trabalho Pablo Palma, que apresentou os benefícios oferecidos aos profissionais do Sistema Confea/Crea vinculados à entidade, braço do Sistema que auxilia financeiramente os profissionais, por meio de diversas modalidades.

“O braço social do nosso Sistema Confea/Crea é a Mútua”, destacou em sua fala o diretor administrativo da entidade, Eng. Agr. Luiz Cláudio Ziulkoski

Destacou a importância das ações realizadas no interior do Estado, dizendo ser a Mútua o ente ainda menos conhecido dos profissionais do Sistema. Explicou os diversos benefícios reembolsáveis disponíveis por meio da Mútua, lembrando que todos são oferecidos com juros muito abaixo dos negociados no mercado financeiro. “Isso é possível porque o dinheiro é dos profissionais, a nossa lei criou esse dispositivo para que uma parcela do valor pago nas ARTs retorne aos profissionais. Por isso, não chamamos os valores oferecidos de empréstimo, chamamos de benefício, porque não temos o objetivo do lucro”, explicou.

Apresentou a sede, localizada em Porto Alegre, onde também se encontra a Inspetoria de Porto Alegre, falando sobre os diversos eventos que ocorrem no local, que este ano já sediou 66 cursos e palestras, totalizando 2 mil pessoas participantes. Citou ainda o convênio com a ABNT, que possibilita desconto de 60% na aquisição das Normas Técnicas. Finalizou destacando o atual número de sócios. “Somos 5 mil associados, o que parece muito, mas ainda é muito pouco, apenas 10% dos registrados no CREA-RS.”

Contabilidade para Engenheiros

Palestra orientou presentes a manter uma boa gestão financeira

Para uma plateia de estudantes e profissionais o contador Gustavo Caletti deu uma aula de contabilidade e de como abrir e manter saudável uma empresa, assim como deu dicas preciosas de como organizar as contas particulares. “Gestão financeira não é sobre sobrar dinheiro, tu gastar menos que ganha, é sobre tu enxergar o que está acontecendo na tua vida financeira e na da tua empresa, não é para ficar rico. Tu podes ter gestão financeira para ver que tu empresa está mal e fechar”, ensinou.

Após, citou as diversas formas de controle, dando destaque para o Fluxo de Caixa, ferramenta que considera essencial. “O fluxo de caixa vai te mostrar que dia vai faltar dinheiro. Se tu souber usar essa ferramenta, que pode ser uma tabela de Excel, quando tu resolveres ser empreendedor, tu já vais arrancar melhor que 90% das pessoas que empreendem, porque a maioria não pensa nisso.”

Falou, ainda, sobre mitos do controle bancários, sobre impostos envolvidos na abertura e manutenção de empresas, como cobre sendo Pessoa Jurídica, entre outras informações essenciais para o futuro empreendedor observar. “Engenheiro normalmente vira empresa sozinho, então, tanto o Engenheiro, como pessoa física, quanto a empresa que ele abre, tem que ter esse olhar de controle”, afirmou.

Encerrou com um conselho, lembrando da importância do planejamento. “Quem perde tempo planejando ganha tempo vivendo. Conhecer tua vida financeira traz paz e tempo para agir." E, em quatro passos, resumiu o que considera essencial para uma boa gestão financeira:

- Entender meu mundo.

- Praticar tempo administrativo (“Potência não é nada sem controle, não adianta ser um baita engenheiro e não ter controle da vida financeira. Tem que tirar uma hora semanal para esse controle”).

- Ter parcerias fortes.

- Realizar.