Coordenadores de Curso de Agronomia discutem a formação profissional em Ijuí

Evento reuniu 25 coordenadores dos cursos de Agronomia do RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

“O Futuro da Agronomia: Atribuições, qual a Agronomia que Queremos, Demanda de Tempo de Graduação e Disciplinas” foi o tema da terceira edição do Encontro de Coordenadores de Curso de Agronomia, que reuniu representantes das instituições do Estado na tarde de quinta (27).

Eng. Gustavo Lange

Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), por meio da Câmara Especializada de Agronomia, o evento deste ano ocorreu junto com o 3º Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí.

“O nosso encontro pauta-se pela preocupação com a qualidade da formação dos profissionais”, destacou na abertura do evento uma das organizadoras, Eng. Agrônoma Cleusa Adriane Menegassi Bianchi, coordenadora do Curso de Agronomia da Unijuí.

Eng. Cleusa Mengassi, coordenadora do curso de Agronomia da Unijuí

O como objetivo foi verificar a qualidade do ensino de Agronomia, presencial, mas principalmente na Modalidade de Ensino a Distância (EaD), o aumento expressivo na oferta de vagas e de cursos do Grupo Agronomia no Brasil, a evasão escolar, a qualificação do corpo docente e as propostas pedagógicas projetadas e executadas nos cursos de Agronomia em funcionamento no Brasil, visando conhecer e exigir qualidade do ensino.

Professor Osório Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários

O professor Osório Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, também destacou a importância do encontro no sentido de se discutir as principais demandas do ensino da Agronomia.
 Aproveitou o momento para falar sobre o momento importante da Universidade, “marcando a história dos dois cursos e a aprovação do nosso Programa de Mestrado”, observou o professor.

Eng. Cristina Pozzobon, vice-reitora de Graduação da Unijuí

A professora Engenheira Civil Cristina Pozzobon, vice-Reitora de Graduação, destacou que o evento era uma oportunidade para reunir a formação e a prática. “A qualidade da formação do profissional é fundamental para que seu título seja reconhecido em sua totalidade”, avaliou, lembrando ainda que dentro dos 61 anos da Universidade, o curso de Agronomia, há 30 anos implantado, “possui excelência acadêmica”.

Eng. Angela Cristina Paviani, coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia de SC

A Eng. Agr. Angela Cristina Paviani, coordenadora-adjunta da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-SC, representou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civil Joel Krüger, ressaltou a proposta do encontro. “Estamos falando do futuro, pois a discussão é sobre formação e organização profissional do Engenheiro Agrônomo. Temos que preservar a nossa formação”, frisou.

Para o Engenheiro Agrônomo Gustavo André Lange, vice-presidente no exercício da Presidência, é primordial discutir questões atinentes a currículos, atribuição profissional e mercado de trabalho, com foco nos futuros Engenheiros Agrônomos do Estado. “Devemos participar destas mudanças curriculares propostas pelo MEC. Ações como essa são muito importantes para a valorização de nossa profissão”, enalteceu.

Eng. Agrônomo José Patrício Melo de Freitas, coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS

Coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS, o avalia como positivo o encontro. “Desta discussão vão surgir sementes para o futuro, pois as questões do passado não vamos conseguir resolver. Estamos vendo uma proliferação de cursos de Agronomia, mas sem qualidade nenhuma e sem infraestrutura. Será que os profissionais que saem das universidades estão atendendo às demandas do mercado. Acredito que não, pois este grande número de oferta de vagas pode comprometer a qualidade da formação”, explicou.

O evento seguiu com a palestra da  Eng. Agr. Dra. Gisele Herbst Vazquez, integrante da Comissão Temática do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia 2018 (Contecc) e ex-coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia do CREA-SP, que apresentou um amplo panorama da situação atual do Ensino Superior no Brasil,