Reunião do Crea-Sul enfatiza união entre Conselhos

Créditos: Arquivo Confea

Na última terça-feira (2), Curitiba sediou a reunião Ordinária dos Creas da Região Sul. O encontro, que tem como objetivo alinhar assuntos de interesse comum entre as três autarquias, contou com a presença do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, do presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, do presidente de Crea-RS, Eng. Agr. Gustavo André Lange, e demais assessores e gerentes. “Nesta reunião tratamos de interesses comuns entre os três estados e, as decisões acatadas, são levadas ao Colégio de Presidentes com mais alinhamento e, consequentemente, força”, explica Ricardo Rocha. Entre as pautas discutidas, destaque para Livro de Ordem, Saída dos Técnicos, GET MEI, GT Reformulação do PRODESU e ações conjuntas de fiscalização.

Sobre o GT Reformulação do *PRODESU – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea – ressaltou-se a preocupação da importância de simplificar os processos do Programa, aumentar os recursos do Confea e envolver também a Mútua na destinação de recursos para o mesmo.
Em relação ao GT MEI, destacou-se a necessidade de especificação e de entendimento comum sobre quais itens deveriam ter obrigação de registro ou não. O Crea-PR citou a regulamentação estadual que prevê a não cobrança de anuidade para esta modalidade e falou sobre a relação que foi elabora pelo GT MEI e enviada à análise das Câmaras Especializadas, elencando atividades que envolvam projeto e especificação técnica, para posterior apresentação junto às Coordenações Nacionais das Câmaras

No item Livro de Ordem, foi acordada a necessidade de realização de um diagnóstico entre os presidentes de Creas que avalie o andamento da implantação dos Livros de Ordem; o reforço para a alteração da resolução que solicita a desvinculação do Livro de Ordem para a emissão de CAT; e a busca de uma padronização mínima para elaboração de aplicativos ou similares.

A saída dos técnicos foi um dos assuntos com mais colocações e debates e que gerou, por unanimidade, a solicitação de maiores esclarecimentos junto ao Confea rem relação à notificação recebida dos Conselho Federal dos Técnicos sobre os procedimentos a serem adotados. Regionalmente, os Creas alinharam responder ao CFT que os procedimentos estão em análise e que o posicionamento dos Conselhos regionais ocorrerá mediante as definições do Confea.

A reunião contou também com a fala do Diretor-presidente da Mútua-PR, Júlio Russi, que registrou o documento encaminhado pelo CDER Estadual à Mútua solicitando autonomia às Caixas Regionais e ampliação dos recursos para repasse às Entidades de Classe, e com a fala dos coordenadores do CDER-PR e SC, sobre repasse de recursos das ARTs para as Entidades de Classe, entre outros assuntos. A próxima reunião do Crea-Sul está agendada para o mês de novembro.

Fonte: Confea