Notícia

Turma de agronomia da UFPel realiza cerimônia de formatura 50 anos depois


Créditos: Arquivo G1

Nesta quinta-feira (18), 30 agrônomos puderam enfim receber o diploma da graduação. Eles fizeram faculdade na década de 60. Terminaram o curso de agronomia na Universidade Federal de Pelotas em 1968, mas não puderam fazer a cerimônia de formatura. Na época, o paraninfo escolhido pela turma era o então presidente Juscelino Kubitschek, mas segundo o atual diretor da universidade, a homenagem teria desagradado o regime militar, que vetou a solenidade um dia antes. Entre eles, o conselheiro do CREA-RS, Eng. Agr. Antônio Carlos Gonçalves de Gonçalves. 

“Conversando com o atual diretor comentamos que a faculdade era devedora conosco e geramos esse movimento de formatura que aconteceu. Foi interessante e emocionante, éramos uma turma de 56 alunos e reunimos 36 destes na cerimônia. A faculdade organizou um bonito momento e vieram famílias de todo o Brasil. Foi gratificante”, relato o conselheiro, que ainda lembrou da importância da universidade. “Carregamos uma carga muito interessante, pois somos a mais antiga do país e tendo a primeira mulher formada em Agronomia aqui”, destacou.  

Eng. Agr. Antônio Carlos Gonçalves de Gonçalves

Para a cerimônia, eles foram de carro e até de ônibus fretado, acompanhados de familiares. Alguns viajaram de outros estados. Na bagagem, as lembranças de um passado ainda vivo na memória."Nós pegamos o início da revolução, e um dia de manhã o Exército tomou conta da escola, cavou trincheiras aqui na frente, tomaram o instituto de pesquisa, que eles diziam que aqui dentro estava a 'turma dos onze', aqueles comunistas que atacavam. Então, eles começaram a prender", conta o Engenheiro Agrônomo Danilo Henrique Bado, integrante da turma de 68.

No salão de atos, o protocolo de formatura foi seguido. Teve hino nacional, hino Rio Grandense e o juramento da profissão. Foi como voltar naquele ano em que o destino de cada um deles mudaria para sempre.

"Amizades continuaram. Ver que um grupo que ajudou a fazer um mundo melhor, com realizações, que ajudaram a viver melhor, ter mais qualidade de vida", conta o Engenheiro Agrônomo Veslei da Rosa Caetano.

Os formandos também receberam um trevo de ouro, uma distinção dada a turmas que completam 50 anos de graduação.

Depois da colação de grau, eles inauguram o quadro de formandos na parede da universidade, com as fotos da turma de 1968.

Além da formatura, eles também reencontraram a árvore plantada pela turma há 25 anos, representando o símbolo dessa união.

Fonte: G 1 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: