4ª Semana dos Engenheiros Agrônomos encerra com palestra sobre aviação agrícola

Créditos: Arquivo AEAA

Na noite do dia 25 de outubro, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete e a empresa Itagro Aviação com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Caixa Assistencial dos profissionais do Sistema Confea-Crea (Mútua), Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) realizaram no hangar da empresa Itagro em Alegrete-RS, uma palestra sobre a evolução dos aviões agrícolas e novas tecnologias.

Na oportunidade o empresário e piloto de avião com mais de 30 anos de experiência Marcos Antônio Camargo, apresentou sobre a história da aviação agrícola mundial desde os primeiros testes com aviões adaptados para controle de pragas após a Segunda Guerra Mundial aos 25% atuais de toda a pulverização realizada nas lavouras do Brasil. Foi comentado sobre os principais usos da aviação agrícola, entre elas o combate a incêndio, a aplicação de nebulização contra mosquito da dengue nas cidades e principalmente a aplicação de insumos como defensivos agrícolas, semente e fertilizantes nas lavouras e as principais culturas onde a aviação agrícola tem participação.

O palestrante ainda apresentou sobre a evolução dos aviões agrícolas e dos equipamentos, que hoje permitem aos aviões modernos trabalhar com volume de calda muito baixo e com tamanho de gotas ideais para atingir a praga alvo com sucesso e prezar pela preservação do meio ambiente, além de um comparativo econômico entre a pulverização terrestre e os benefícios da aplicação de defensivos com avião. Dados esses, em que apenas os prejuízos pelo amassamento da cultura causados pelos rodados do autopropelido são suficientes para cobrir as despesas da aplicação com avião.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais da engenharia agronômica, agrícola, mecânica, técnicos em agropecuária, produtores rurais, aviadores, professores e estudantes de vários cursos de áreas afins.

O momento foi marcado pela possibilidade de parceria entre as universidades locais (Unipampa e IFFar) e a empresa Itagro com o objetivo de desenvolverem pesquisas para solucionar problemas da aviação agrícola, entre eles o vórtex, uma das causas da deriva. Camargo lembrou que Alegrete é tradicionalmente uma terra de muitos aviadores e hoje conta com Instituições de ensino nas áreas das agrárias e das engenharias, e com isso tem todo o potencial disponível para ser um grande centro de estudos e desenvolvedor de tecnologias para a aviação agrícola.

Fonte: AEAA