Encontro e Dia de Campo sobre controle e monitoramento da vespa-da-madeira

Créditos: Arquivo Divulgação

A Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), em conjunto com a associada Reflorestadores Unidos e a Embrapa Florestas, promoverá no próximo dia 27 de novembro (terça-feira) em Cambará do Sul (RS) o Encontro Técnico e Dia de Campo sobre Controle e Monitoramento da Vespa-da-madeira. O evento será realizado na sede da empresa Reflorestadores Unidos e contará com atividade de campo.

Além de palestra técnica da pesquisadora Susete Penteado, da Embrapa Florestas, sobre a vespa-da-madeira, seus danos e medidas contra a praga, a Ageflor fará apresentação sobre os avanços na regulamentação da Lei de Florestas Plantadas no RS, seus aspectos legais e Cadastro Florestal. Após almoço no local, à tarde os participantes irão a campo em área de plantio florestal para demonstração sobre preparo de inóculo, instalação de árvores-armadilha, aplicação do nematoide e aplicação das amostragens sequencial e sistemática.

A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é um inseto originário da Europa, Ásia e norte da África e, no Brasil, ataca plantios de pinus nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O prejuízo às árvores é causado pelas larvas do inseto que alimentam-se dos tecidos da planta. O monitoramento é realizado instalando-se árvores-armadilha e controle biológico é feito com o uso de nematóides inoculados em tronco de árvores atacadas.

O nematoide, principal inimigo natural da vespa-da-madeira, parasita as larvas da vespa e se instala no aparelho reprodutor. Assim, uma fêmea parasitada, ao emergir, faz posturas em outras árvores mas seus ovos estarão inférteis. Os nematoides são criados no laboratório da Embrapa Florestas em Colombo (PR) e distribuídos via Ageflor e o Funcema (Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais).

Para mais informações e inscrições contate a Ageflor pelo e-mail ageflor@terra.com.br ou pelos telefones 51 3221-6116 e 51 3227-6480.

PROGRAMAÇÃO

9h – 11h – Biologia, ecologia, danos e medidas de monitoramento e controle da vespa-da-madeira – Susete R. Chiarello Penteado – Bióloga, Pesquisadora – Embrapa Florestas

11h – 12h – Avanços na regulamentação da Lei de Florestas Plantadas no RS, seus aspectos legais e Cadastro Florestal – Ageflor

12h – 13h30 – Almoço