Carreira pública: engenheiros agrícolas articulam demanda no Congresso Nacional

Pietsch ao lado do vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado. Créditos: Arquivo Confea

Atento à oportunidade de trabalho para engenheiros agrícolas na carreira pública, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e representante da categoria, Eng. Agríc. Valmor Pietsch, pautou o assunto com parlamentares na terça-feira (26).

Com o senador Flávio Arns (Rede-PR) foi articulada a tramitação de projeto de lei que possibilite que concursos públicos não mais especifiquem modalidade ou título profissional, mas sim definam os profissionais habilitados pelos conselhos de fiscalização que podem participar do processo seletivo.

Na avaliação do representante do Sistema Confea/Crea, a audiência foi positiva. “O senador pediu para ajudarmos a fazer a minuta de projeto de lei federal”, comentou Pietsch, que também é presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC).

Antes do encontro com o senador, ainda durante voo entre Cascavel (PR) e Brasília, a caminho do Confea no dia 26, Pietsch esteve com o deputado Evandro Roman (PSD-PR), para quem a pauta foi apresentada. “Comentando que o projeto é ‘justo’, o parlamentar ficou sensibilizado com nossa proposta e disse que após tramitar no Senado, fará a defesa na Câmara e solicitará a função de relator.”

Proposta
O projeto de lei que deverá ser elaborado pelo Sistema Confea/Crea irá tratar de regulamentação de concursos públicos. A proposta é de que os processos seletivos não mais especifiquem modalidades ou títulos, mas contemplem profissionais habilitados pelo Sistema com atribuições que serão deliberadas pelas câmaras especializadas, evitando assim a restrição de profissionais capacitados para o desempenho de suas atividades.

O que acontece hoje é que, com o sombreamento das atribuições profissionais entre modalidades, inúmeros editais de concurso não abrangem todos os profissionais com competência para o melhor desempenho das atividades na carreira púbica. A proposta de projeto de lei visa corrigir essa situação.

Iniciativa
A pauta proposta pela categoria de engenheiros agrícolas foi inicialmente tramitada no Confea, com o vice-presidente eng. eletric. Edson Delgado, ainda em agosto do ano passado. Ao recepcionar a demanda, foi atribuída à Assessoria Parlamentar do Conselho a tarefa de elaborar a minuta do projeto de lei.

Ainda naquele 7 de agosto, Valmor Pietsch tratou do assunto com o então deputado Alex Canziani (PTB-PR) e com o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), reeleito para esta legislatura e que naquela ocasião garantiu apoio ao pleito do Sistema.

Em reconhecimento à iniciativa, o vice-presidente do Confea reafirmou compromisso com os engenheiros agrícolas em mensagem enviada a Valmor Pietsch. “O Confea estará sempre à disposição para apoiar iniciativas que venham ao encontro dos interesses de todos profissionais e de nossas modalidades, principalmente em questões proativas.”

Equipe de Comunicação do Confea