Confea e ABNT planejam parceria que beneficia profissionais

A elaboração de um Código de Obras que seja referência na padronização do uso e desempenho dos edifícios, a criação de uma certificação profissional conjunta foram dois dos temas tratados na reunião entre Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia (Confea) e Carlos Santos Amorim Jr., diretor de Relações Externas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Durante a reunião, realizada em 3 de abril, na sede da associação, em São Paulo, Amorim destacou o Confea como um dos mantenedores da associação. Para ele, “o órgão é mais indicado para ajudar na elaboração de normas técnicas estratégicas que sejam do interesse dos profissionais e estejam à disposição da sociedade científica e técnica”.
“Nossa proposta é fazer um planejamento estratégico de normas que tratem também da acessibilidade, se tornem um modelo a ser seguido e estimulem um protagonismo mais acentuado entre o conselho e a associação”, afirmou o diretor de Relações Externas da ABNT.
Amorim disse ainda que a parceria com o Confea será fundamental para que a associação consiga separar as normas do desempenho físico de um edifício do uso e ocupação do solo. Ele defende que o desempenho físico do edifício “tem que ser padronizado porque tem os mesmos elementos, vão de escada, corrimão, pé direito, por exemplo”.
Sobre a certificação profissional, Amorim acredita que o documento “vai garantir uma melhor qualificação dos profissionais que se tornarão mais competitivos”.
Outro assunto tratado entre Amorim e Krüger foi “um sonho da ABNT”, segundo o diretor, a disponibilização gratuita de normas técnicas para áreas específicas de atuação dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.

Equipe de Comunicação do Confea