Notícia

Treinamento reúne Câmaras Especializadas e Fiscalização


Encontro segue até quarta-feira . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta terça-feira (10) mais um grupo de agentes fiscais iniciou treinamento. Com a participação dos analistas e coordenadores das Câmaras Especializadas objetivo é qualificar as ações, assim como repassar alguns novos procedimentos, quando necessário. A abertura do encontro, que ocorre na Mútua-RS, em Porto Alegre, contou com a presença do 1º diretor-administrativo Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério Lopes Soares, representando a diretoria, que destacou a importância da área de Fiscalização. “Este é nosso maior link com a sociedade”, destacou.

Também afirmou que independente da crise econômica e do baixo crescimento do PIB as Anotações de Responsabilidades Técnicas mantêm seus números o que, de acordo com ele, demonstra o “empoderamento da fiscalização e a forte aderência à ART”, relatou. Já tendo atuado como conselheiro federal, trouxe os números destacando que normalmente os Creas menores têm maior arrecadação em ações fiscalizatórias. “A pirâmide é invertida, porém temos que atentar que qualidade vale mais que quantidade, pois muitas atos acabam gerando relatórios com inconsistências não gerando resultados.”

Encerrou afirmando da importância da intenção. “Temos que saber dos riscos e desafios que o fiscal enfrente na sua rotina diária para qualificarmos os processos. As áreas administrativas tem que olhar a fiscalização como nossa jóia rara, posto que 52% de nossa arrecadação vem da ART. Então vocês são muito importantes e temos que saber das dificuldades para as batalhas que enfrentamos no CREA e no Confea.”
Coordenando os trabalhos, a gerente da área, Eng, Civil Cristiane Oliveira, reiterou a importância da aproximação da Diretoria, Câmaras e agentes fiscais, com o foco na qualidade. “Costumo acessar os processos que vão Confea para poder identificar os erros que temos nos nossos processos e assim podermos melhorar nossos procedimentos e atos fiscalizatórios.” Também destacou que a fiscalização seja, assim, cada vez mais efetiva, e o objetivo de manter alguns o elo entre a fiscalização e as Câmaras com encontros no decorrer do ano.

A partir da esquerda, analista de processos Eng. Agr. Márcio Amaral Schneider e coordenador da Ceagro, coordenador Eng. Agr. Dulphe Machado Neto

A Câmara Especializada de Agronomia foi a primeira a falar, com seu coordenador Eng. Agr. Dulphe Machado Neto, e o analista de processos Eng. Agr. Márcio Amaral Schneider, destacando questões como a fiscalização do uso de agrotóxicos, por meio do receituário agronômico, e a cobrança, desde de meados do ano passado, do atesto de visita de visita técnico do responsável técnico à lavoura. "A fiscalização do uso indiscriminado de agrotóxicos é uma cobrança da sociedade", destacacou o Eng. Dulphe, lembrando o TAC firmado sobre o tema com o Ministério Público. O treinamento segue até quarta-feira.  


 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: