Ministro do Meio Ambiente visita Floresta do Ibama em Canela

Na última quinta-feira (11/04), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve na Floresta Nacional do Ibama de Canela (Flona), que hoje está em processo de concessão para parceria público-privada. Além de conhecer as áreas, Salles destacou que as visitas, que ocorrerão em outros parques nacionais, têm o objetivo de construir os projetos de cedência dos parques para a iniciativa privada.
Estiveram presentes, ainda, o presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard; o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito em exercício de Canela Gilberto Cezar; os deputados federais Lucas Redecker (PSDB), Ronaldo Santini (PTB), Jeronimo Georgen (Progressistas), Pedro Westphalen (Progressistas), Marcel Van Hattem (NOVO), Alceu Moreira (MDB), a secretária do Meio Ambiente, Ana Pellini, e o secretário da Casa Civil, Giácomo Romeis Trento.
O ministro iniciou o roteiro pela Floresta Nacional de Canela e conversou rapidamente com a imprensa após a visita. “Nosso esforço é para conhecer todas as áreas e seus potenciais para a exploração turística. Queremos, de forma segura ao meio ambiente, incentivar a participação do setor privado para fazer esse movimento em favor do desenvolvimento”. Após a visita À Flona de Canela, Salles e a comitiva também visitaram a Flona de São Francisco de Paula e os parques Aparados da Serra e da Serra Geral, que abrigam os cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Inspetoria Canela/Gramado
A convite da prefeitura, o inspetor-chefe do CREA-RS em Canela/Gramado, Eng. Quím. Carlos Eduardo Canani, estiveram na comitiva que acompanhou os representantes do governo federal ao Parque, porém não participaram da visita. De acordo com o Eng. Canani, o Conselho, como é membro de diversos conselhos municipais onde o projeto de concessão foi discutido, é a favorável à proposta.
“Sempre buscamos, como município, aportar recursos aos parques, porém sempre sem sucesso, então todas as ações favoráveis ao desenvolvimento com promoção e proteção ao meio ambiente somos a favor. Cabe ressaltar que a concessão à iniciativa privada significa também a geração de empregos e provável incremento no número de visitantes, o que poderá incentivar a abertura de novos negócios nas cidades e nos arredores para dar conta da demanda, como restaurantes, pousadas”, destacou dizendo que a pauta foi debatida na Comissão Multimodal da Inspetoria.