Notícia

Diretores do CREA-RS são recebidos pelo senador Lasier Martins


Os diretores solicitamos o apoio do senador. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta sexta (26), o Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério e o Eng. Civ. Ubiratan Oro, 1º e 2º diretor administrativo, respectivamente, entregaram ao senador pelo Rio Grande do Sul Lasier Martins a nota técnica do Sistema Confea/Crea acerca da  PL 1.885/2019, que visa tornar facultativo o pagamento de anuidade para os Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas. Os diretores solicitaram o apoio do senador para uma articulação junto aos parlamentares no sentido de que seja rejeitado o PL 1.885/2019, pois o mesmo possui um juízo equivocado sobre as atividades exercidas por um Conselho de Fiscalização de Profissões Regulamentadas, as quais não podem ser comparadas com a de um Sindicato.

A emenda 166 da Medida Provisória n. 873/2019, de autoria do deputado Tiago Mitraud (Novo/MG), e o Projeto de Lei n. 1.885/2019, de autoria do deputado José Medeiros (PODE/MT), visam tornar facultativo o pagamento das anuidades dos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas.

Na audiência, os diretores esclareceram os “equívocos” que as propostas apresentam, pois Conselho de Fiscalização de Profissão regulamentada não é sindicato.  "A faculdade do pagamento acarretará no desmonte dos Conselhos, pois impedirá a fiscalização do exercício profissional. Portanto, a sociedade ficara à mercê de leigos, inaptos ou desqualificados, para exercerem as atividades técnicas das diversas profissões liberais regulamentadas por lei", comentou o Engenheiro Luciano.

Salientou ainda que os Conselhos de Fiscalização Profissional são autarquias federais com regime de direito público, criadas por lei para a função delegada de fiscalizar as atividades profissionais, bem como zelar pela ética nas profissões, conforme disposições legais.
“As atividades desenvolvidas pelos Conselhos de Fiscalização são de relevante importância para o Estado, na medida em que essas autarquias exercem o poder de polícia de registrar, fiscalizar e zelar pela ética profissional, bem como possuem representantes em diversos órgãos, das esferas federal, estadual e municipal, que contam com representantes dos Conselhos”, ressaltou o Engenheiro Oro.

Por sua vez, o Engenheiro Luciano lembrou que esta emenda poderá acarretar em vários problemas, principalmente no que diz respeito à defesa da sociedade. “Assim os cidadãos brasileiros não saberão se aquele profissional contratado tem realmente atribuição ou capacidade técnica para tal”, ressaltou.

O Sistema Confea/Crea e Mútua, que possui como finalidade precípua a fiscalização de seus profissionais e empresas em defesa da sociedade, é veementemente contrário as proposições que visam facultar o pagamento das anuidades dos Conselhos de Profissões Regulamentadas.

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: