Notícia

CREA-RS promoveu Congressos Distritais em 5 Zonais


Zonal Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS

Começaram neste sábado (27) os Congressos Distritais em cinco Zonais. Central, Fronteira Sudoeste, Noroeste, Planalto e Sul receberam cerca de 150 participantes que tiveram como tema central para debates “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.  Promovidos pelo CREA-RS, os Congressos Distritais conta com o apoio institucional da Mútua-RS.

Um dos eixos principais é sobre a atuação profissional, visando discutir formas de fazer com que o Sistema Confea/Crea e Mútua possa tornar-se mandatório no estabelecimento dos currículos de formação profissionais, na área tecnológica para a obtenção de uma formação adequada ao exercício profissional responsável, ético e em sintonia com as demandas da sociedade. 

Também estão entre os eixos para debate a participação de profissionais em questões como inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura e atuação das empresas de Engenharia.

No dia 04 de maio, das 9h às 13h, acontece a segunda etapa dos Congressos Distritais, com mais 6 Zonais.

 

ZONAL SUL

Eng. Alice, vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RSCoordenado pelo Eng. Civil e Seg. Trabalho Mauro Anselmo de Oliveira Alvarengo, inspetor-chefe da Inspetoria de Pelotas, anfitriã do evento, o Congresso Distrital da Zonal Sul contou com a presença da Engenheira Civil e Seg. Trabalho Alice Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência, e do membro da Comissão Organizadora do Congresso Estadual Eng. Agr. Paulo Rigatto.

Principais questões em debate nesta Zonal, a representação efetiva do Sistema Confea/Crea nas Comissões da ABNT, as Empresas Júnior e a preocupação com a forma existente do ensino EaD na Engenharia.

Em sua manifestação, a presidente Alice falou da importância do debate e fez um apelo em prol da união das profissões e que acreditem e valorizem o seu Conselho. “Neste encontro, temos que discutir demandas amplas e não só regionais, para que as propostas aprovadas sejam encaminhadas e discutidas nacionalmente”, destacou.

Esclareceu que as demandas serão debatidas no Congresso Estadual, que ocorrerá dia 30 de maio, no mesmo dia em que o CREA-RS estará completando 85 anos. Ressaltou ainda que o CREA-RS é construído pelos profissionais e que juntos podemos fazer um grande Conselho, salientando sua importância na defesa do exercício legal da profissão.

“Temos que levar para a sociedade o real papel da existência de um Conselho, no sentido de garantir a sua segurança.  As atividades desenvolvidas pelos Conselhos de Fiscalização são de relevante importância para o Estado, na medida em que essas autarquias exercem o poder de polícia de registrar, fiscalizar e zelar pela ética profissional, bem como possuem representantes em diversos órgãos, das esferas federal, estadual e municipal, que contam com representantes dos Conselhos”, explicou.

Eng. Marcio Marum, coordenador da Câmara de Engenharia CivilSalientou que este significado tem que ser cada vez mais mostrado na prática e no dia a dia da atuação dos profissionais para a sociedade.  “Existe um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional que pode acabar com a regulamentação de nossas profissões, ao inviabilizar o trabalho efetivo de fiscalização dos Conselhos profissionais e facilitando o exercício ilegal das profissões”, apontou.

Ressaltou ainda que tem a garantia do Eng. Civil Joel Kruger, presidente do Confea, de que todas as propostas aprovadas no Congresso Nacional dos Profissionais serão amplamente divulgadas e colocadas em prática. “Além disso, toda a diretoria do CREA-RS está de portas abertas para receber projetos no sentido de melhorar a atuação de nosso Conselho”, finalizou, desejando bom evento a todos.  

Também presente, o Eng. Civil e Seg. Trabalho Marcio Marum, coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, defendeu propostas de sua Especializada. "Estão querendo alterar a Norma Brasileira 14.653, flexibilizando alguns pontos para os corretores de imóveis. Precisamos reforçar que o Sistema Confea/Crea tenha uma ação mais incisiva nas reuniões da ABNT na valorização de nossas profissões. Somos um Sistema com mais de um milhão de profissionais e não impomos esta força nestas reuniões. Existem inúmeras normas técnicas em processo de atualização, adequação, manutenção e instrução nas diversas comissões técnicas da ABNT sem a participação da Engenharia e da Agronomia e demais profissões regulamentadas do Sistema Confea/Crea", justifica.

Aprovação de propostas e escolha de delegados para o CEPPara ele, a não representação do Sistema acarreta na maioria das vezes a decisão de propostas não condizentes com as nossas profissões, deixando à margem de lei o desenvolvimento de nossas atividades, principalmente porque não cabem às normas técnicas da ABNT designarem atribuições, que é o papel do Sistema Confea/Crea e também responsável pela fiscalização do exercício legal dos engenheiros. Portanto, precisamos viabilizar a participação de todas as modalidades profissionais do Sistema nas comissões que discutem mudanças em normas técnicas. 

 

ZONAL CENTRAL

Evento ocorreu na Inspetoria de LajeadoRealizado na sede da Inspetoria de Lajeado, o Congresso foi aberto pelo eng. eletric. Vinicius Antônio Diedrich, coordenador distrital da Zonal Central, que contou com o maior número de inscritos.

Delegados natos e eleitos com e sem mandato da Zonal Central Também contou com a presença da  Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, membro da Comissão Organizadora do 14º CEP e coordenadora estadual do CDER-RS. "Houve uma discussão ampla sobre os cinco eixos propostos que vai ao encontro das demandas dos profissionais para melhor atender à sociedade. Também foram eleitos dois delegados com mandato e cinco sem mandato. Todos representantes das diversas modalidades das profissões que exercemos em nossa região", ressalta.

Como coordenadora das entidades regionais, a Eng. Andrea agradece ainda a participação dos profissionais presentes, além de conclamar estes profissionais eleitos a atender os anseios de suas entidades de classe. "Seguimos com um Sistema Confea/Crea e Mútua mais forte do que nunca", pontuou, agradecendo também os funcionários do CREA-RS, "que não mediram esforços na preparação e condução dos Congressos Distritais".

O Geólogo Pablo Palma, diretor-geral da Mútua-RS, ressaltou a importância do evento. "O Congresso é um momento de renovar as propostas para a melhoria do Sistema. Tempo de criticar, propor e discutir. Todos que podem devem participar. Espero que tenham diversas propostas para melhorias da Mútua-Rs - Caixa de Assistencia Profissional", defendeu.

 

ZONAL PLANALTO

Congresso Distrital da Zonal Planalto contou com a presença do Eng. Ubiratan Oro, coordenador do 14º CEPTendo como coordenador o Geólogo Luiz Paulo de Moura Fragomeni, o Congresso Distrital da Zonal Planalto recebeu também a presença do Engenheiro Civil Ubiratan Oro, 2º diretor administrativo do CREA-RS e coordenador da Comissão Organizadora do 14º CEP. No evento, as presenças do Eng. Mec. Nilson da Luz Freire, da Ulbra Carazinho; do Eng. Agrônomo Lamar Sakis, da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo; da bióloga Paula Radaeli, da Faculdade Anhanguera; e do Eng. Civil Cristian Thans, da Prefeitura de Passo Fundo.

Uma das proposições é que as Secretarias Municipais sejam fiscalizadas mais incisivamente e que seja solicitado o profissional responsável com ART de cargo e função. 

Várias proposições discutidasNo eixo Atuação Profissional, foi discutida a questão de os cursos tecnológicos não possuírem disciplina de formação humanística e, consequentemente, os alunos saem pouco preparados para integrar no ambiente social. É necessário que sejam inseridas disciplinas humanísticas como sociologia, história, filosofia, antropologia nos currículos das faculdades. "Para a implementação, é importante a divulgação por parte do CREA-RS sobre a importância e sugerir às instituições de ensino a inseção destas disciplinas.

O Engenheiro Civil Ubiratan Oro manifestou-se a preocupação com relação da representatividade da Engenharia na esfera política. "Apesar de nossas profissões representarem 70% do PIB nacional, a representação na Câmara Federal é pífia. Temos 39 deputados federais com formação nas áreas da Engenharia, o que representa menos de 10% da composição do plenário da Câmara. Além disso, na maioria das vezes, estes deputados não têm a informação correta do que representam as demandas dos profissionais da área tecnológica. Temos que participar mais das audiências públicas e conversar com deputados e senadores sobre o papel do Sistema Confea/Crea", propôs. Enfatizou ainda a importância do CREA-RS, considerando que tem gestão própria, que independe de governo estadual ou federal, "mas trabalha para garantir a segurança da sociedade".

Outra questão em debate no Congresso Distrital da Zonal Planalto foi a falta de representatividade institucional dos profissionais da área tecnológica no planejamento e execução da infraestrutura. Uma das propostas é que o Sistema acompanhe permanentemente as políticas de planejamento estratégico e infraestrutura.

 

ZONAL NOROESTE

Congresso da Zonal Noroeste Promovido na Inspetoria de Santo Ângelo, o Congresso Distrital da Zonal Noroeste foi coordenado pelo Eng. Oper. Mec. Valmir Antunes Ribas.

 

ZONAL SUDOESTE

Eng. Eletric. Luis Henrique Nunes Motta, coordenador adjunto das InspetoriasO coordenador Eng. Agr. Mario Sergio Blini Fernandes abriu o Congresso Distrital da Zonal Sudoeste, que ocorre na Câmara de Vereadores de São Gabriel.

Evento ocorreu na Câmara de Vereadores de São GabrielMembro da Comissão Organizadora do 14º CEP e coordenador adjunto das Inspetorias, o Eng. Eletric. Luis Henrique Nunes Motta ressaltou a importância do evento.


CONGRESSOS DISTRITAIS

Etapas preparatórias para o Congresso Nacional dos Profissionais, os Congressos Distritais é uma grande oportunidade para que os registrados no Sistema Confea/Crea debatam melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho. São espaços para apresentar propostas, discutir e definir estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas. Desta forma, a sua participação nos Congressos Distritais, que ocorrem nas 11 Zonais, tendo representação das 44 Inspetorias, é fundamental. Os temas propostos são debatidos entre os profissionais e são votadas as propostas que seguirão para as próximas etapas. Também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Zonal na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que estejam em dia com a anuidade 2019 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos cinco anos.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: