Notícia

CREA-RS presente no 6º Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Clínica


1º diretor administrativo Eng. Mec. Luciano Valério Lopes Soares. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na última sexta-feira (26), ocorreu o VI Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Clínica, no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, contando, em sua abertura, com a participação do 1º diretor administrativo Eng. Mec. Luciano Valério Lopes Soares, que representou a Presidência do CREA-RS. A mesa-redonda, formato do evento, possibilitou maior integração entre os participantes.

Ao fazer o uso da palavra, o Eng. Mec. Luciano Valério relembrou sua formação na área e da interação peculiar e essencial entre a Engenharia e a Medicina e reafirmou o princípio do Sistema Confea/Crea: a defesa da sociedade.

Para o Eng. Luciano, é fundamental o cuidado em direitos humanos com os pacientes, pois, assim, realiza-se também a defesa da sociedade. Informou ainda que existem cerca de 60 mil profissionais registrados no CREA-RS, porém apenas 82 são Engenheiros Clínicos.

“O Sistema precisa da Engenharia Clínica em prol de seu aperfeiçoamento, conduzindo a questões de relevância”. Por fim, falou da implantação do Plano de Manutenção Operação e Controle PMOC), um sistema presente em blocos cirúrgicos que busca garantir a qualidade do ar e a saúde. Finalizou, ressaltando a necessidade de os profissionais criarem uma ponte entre seus trabalhos e a função do Conselho, que com a fiscalização atende à legislação para garantir a segurança da sociedade.

A Engenharia Clínica é uma área de especialização na qual atuam os profissionais de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Biomedicina, Engenharia Química, Engenharia Eletrônica e diversas áreas. Segundo a Eng. Eletr. Léria Holsbach, coordenadora do evento, as demandas do mercado da Engenharia Clínica são principalmente em serviços de saúde, no Ministério da Saúde, em portos e aeroportos – para receber os equipamentos e checar as especificações técnicas –, na academia e na indústria.

O especialista em Sistemas de Saúde e Gestão em Manutenção e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica, Eng. Eletron. Alexandre Ferreli, refletiu sobre a importância da área e agradeceu ao Sistema Confea/Crea. “O Sistema tem apoiado muito a Engenharia Clínica, atuando de modo a melhorar a fiscalização de hospitais e equipamentos”, afirmou.

Ele relembrou a importância do evento para a atualização dos profissionais da saúde e o motivo da sua realização, reforçando que a Engenharia Clínica realiza o gerenciamento dos equipamentos de saúde, promovendo a saúde do paciente. “Não há como escolher onde se vai ser internado”, mas que cabe aos profissionais fazerem mais, com a utilização de tecnologias ao seu favor.

Encerrando a abertura, a Eng. Léria trouxe dados sobre a Engenharia Clínica na Santa Casa, afirmando que há em torno de 12 mil equipamentos nos 9 hospitais e 3.243 equipamentos especificados tecnicamente. "O hospital ganhou prêmios nacionais e internacionais devido à sua excelência na área. Já no curso de Engenharia Clínica fundado em 2004 na UFCSPA, 210 artigos foram produzidos, em uma década e meia", explicou.

A Engenharia Clínica do Hospital Santa Casa ganhou o prêmio internacional da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica (IFMBE) em 2017, pelo time e pelos trabalhos realizados. O prêmio é único no mundo, e o hospital brasileiro concorreu com hospitais de diversos países, como Canadá, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: