Notícia

Etapas dos Congressos Distritais mobilizam centenas de profissionais no RS


Delegados eleitos na Zonal Fronteira Oeste. Créditos: Arquivo CREA-RS

A atualização constante da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua é um processo que se relaciona com as mobilizações dos profissionais da área tecnológica e com a própria história contemporânea brasileira. Desta forma, os Congressos Distritais possibilitam que os profissionais discutam democraticamente a atualização da legislação que rege suas profissões em suas próprias comunidades. No caso do CREA-RS, são 44 inspetorias em todo o Rio Grande do Sul.

As atividades dos profissionais da área tecnológica são a solução para vários problemas, pois o PIB brasileiro está relacionado com o desempenho destes profissionais. Considerando que este paralelo permeia a consolidação da profissão de Engenharia no Brasil e a sua valorização, centenas de profissionais e principais lideranças do CREA-RS se reuniram na manhã deste sábado para a última etapa dos Congressos Distritais. Em seis Zonais, Canela/Zonal Serra; Palmeira das Missões/Zonal Alto Uruguai; Santiago/Zonal Fronteira Oeste; Capão da Canoa/Zonal Litoral; Canoas/Zonal Sinos; Porto Alegre/Zonal Metropolitana, cerca de 200 profissionais debatem e aprovam propostas visando a melhoria do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Este ciclo de encontros acontece a cada três anos, culminando sempre com a realização do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e finalmente o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
O CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

 

ZONAL FRONTEIRA OESTE

Eng. Alice Scholl participou do Congresso Distrital, em SantiagoEsta etapa, em Santiago, contou com a Engenheira Civil e Seg. Trabalho Alice Scholl, 1ª vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, e 31 profissionais. Também esteve presente o Eng. Civ. e Ind. Mec. Alberto Stochero, da Comissão Organizadora do CEP.  

Formação em grupo para discutir propostas
Na abertura, a Eng. Alice ressaltou a importância do encontro e das discussões, pois reúnem vários profissionais, o que possibilita a mudança. “Sou uma pessoa que gosto de trabalhar em equipe, por isto considero fundamental a realização de Congressos como este, porque aqui pode estar o futuro de nossas profissões. Estes encontros possibilitam debate e até mesmo nos informar sobre as emendas em projetos de lei que estão em tramitação e que podem causar a desregulamentação de nossa profissão”, alertou.

Incentivou os participantes a procurarem parlamentares em defesa da sustentabilidade do Sistema Confea/Crea. “Os Conselhos profissionais protegem a sociedade ao fiscalizar as atividades para garantir que somente profissionais habilitados as exerçam”, apontou.

Delegados eleitos na Fronteira Oeste
Salientou ainda sobre os cursos EAD e a necessidade de maior participação do Sistema Confea/Crea nesta discussão e na análise dos currículos.

ZONAL LITORAL
Eng. Agrônomo Gustavo Lange, 2ª vice-presidente, participou do evento, representando a diretoria do CREA-RS Realizado na Inspetoria de Capão da Canoa, o Congresso Distrital da Zonal Litoral contou com a presença do Eng. Agrônomo Gustavo Lange, 2º vice-presidente do CREA-RS, que considerou bem produtivo o evento. “Muitas propostas foram apresentadas, com uma participação grande de todos os colegas, mostrando a preocupação com o nosso Conselho e com a atuação profissional de cada um”, ressaltou.
Muitas propostas foram apresentadasAgradeceu o empenho de todos para a realização desta etapa que prepara o Congresso Estadual de Profissionais, principalmente neste ano que o CREA-RS completa 85 anos.
Delegados eleitos na Zonal LitoralO Eng. Civ. Gilberto Germano Junior, inspetor-chefe da Inspetoria de Capão da Canoa, também considerou que o debate foi bem produtivo, com atuação dos profissionais nas discussões.
Foram eleitos oito delegados para o Congresso Estadual dos Profissionais, que ocorre dia 30 de maio, em Porto Alegre.

ZONAL ALTO URUGUAI
Eng. Civil Ubiratan Oro, 2º diretor administrativo, representou a diretoria no eventoComo representante da diretoria no Congresso Distrital da Zonal Alto Uruguai, que ocorreu na Inspetoria de Palmeira das Missões, o Eng. Civil Ubiratan Oro, 2º diretor administrativo, elogiou o debate das propostas.

Integração Sistema, universidades e sociedadeO Eng. Agrônomo Roque Rutili, representante da Zonal Alto Uruguai, ressaltou os temas propostos para a discussão e formulação de propostas. “Tivemos um bom número de profissionais participando, o que fortalece o debate sobre as melhorias das nossas profissões, como no eixo Atuação Profissional”, afirmou, destacando a presença não só de inspetores, mas também de profissionais que não participam do Sistema.

Delegados eleitos na Zonal alto Uruguai“Os Congressos são uma grande oportunidade para atrair outros profissionais a participarem do debate sobre as nossas profissões, como foi o meu caso”, lembrou.
Destacou a participação de conselheiros do CREA-RS, “que trouxeram informações valiosas, contribuindo para um debate de alto nível”, explicou.

Inspetor secretário de Frederico Westphalen, o Eng. Antônio Mauro Rodrigues Cadorin falou sobre a oportunidade do encontro em discutir, avaliar e para formular propostas que possibilitem mudanças significativa em nossas atividades profissionais. O exercício legal da profissão significa sociedade segura. Além disso, a Engenharia e a Agronomia são responsáveis por soluções em todos os setores para o Brasil”, avalia.

Entende ainda que as discussões favorecem o debate no Sistema Confea/Crea com um todo, quando boas propostas chegam ao Congresso Nacional dos Profissionais. “Os cinco eixos que foram abordados de uma forma bem produtiva pelos profissionais presentes, com apresentação de propostas interessantes, sobretudo na questão de novas tecnologias, no sentido de qualificar nossos colegas profissionais para facilitar o dia a dia da população”, detalhou, ressaltando ainda a integração, que encontros como estes possibilitam, entre Sistema, universidades e sociedade.

 
ZONAL SERRA

Congresso da Zonal Serra ocorreu na Inspetoria de Canela/Gramado
Com 26 participantes, o Congresso ocorreu na Inspetoria Canela/Gramado.

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: