8º ENEC reúne profissionais e estudantes na capital gaúcha

Mais de mil participantes discutiram o futuro da Engenharia. Créditos: Assessoria ENEC

Entre os 23 a 26 de abril ocorreu em Porto Alegre a oitava edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ENEC). O evento reuniu 1.084 alunos de todas as regiões do Brasil, que passaram os quatro dias com uma programação repleta de palestras, minicursos, visitas técnicas e competições. No total foram 30 horas de conhecimentos, conexões e muita integração. A edição de Porto Alegre foi organizada pelos diretórios acadêmicos Daece da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); Daec da Unisinos e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

O ENEC teve sua primeira edição em 2012 na cidade de Santa Maria (RS), com a participação do CREA-RS.

O evento é itinerante e a cada edição uma cidade é escolhida para sediar, já tendo passado por sete cidades e cinco Estados. A capital gaúcha foi escolhida como sede da oitava edição no ENEC anterior, que ocorreu no Rio de Janeiro. Para vários estudantes, esta foi a primeira vez que visitaram o Sul do Brasil e muitos aproveitaram para realizar o sonho de conhecer Gramado.

Durante a abertura, o presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (Fenec), Samuel Ribeiro, ressaltou que o evento não tem fins lucrativos, feito por estudantes para estudantes, com o intuito de promover conhecimento e integração para os congressistas.

O coordenador-geral do ENEC, Matheus Maia, salientou que o evento contribui para melhorar o conhecimento dos futuros profissionais de Engenharia Civil, estimulando a inovação no setor e impactando a vida de cada um dos presentes. "Além disso, propicia a integração de acadêmicos, profissionais e empresas do país inteiro", apontou.

Grandes nomes da Engenharia Civil estiveram nos auditórios da Sogipa compartilhando suas experiências e conhecimentos com os estudantes. Paulo Helene, Euclydes Trovato Neto, Felipe Gobbi e Ângela Danilevicz  subiram ao palco do Auditório Principal engrandecendo o evento.

Pela primeira vez um ENEC ofereceu cinco opções de visitas técnicas: na Arena, no Beira-Rio, no itt Performance, na Quartzolit e na Nova Ponte do Guaíba. Já as competições foram três: bom de traço, taludes e Prêmio ENEC, este último com apresentação de artigos a uma exigente banca examinadora.

No último dia de evento, ocorreu o Conselho Nacional das Entidades Representativas dos Estudantes de Engenharia Civil (Conerec), em que se discutiu o ensino a distância e as atribuições profissionais dos engenheiros.

O momento mais esperado da cerimônia de encerramento foi a divulgação da próxima sede. Florianópolis e Salvador disputaram o ENEC 2020, saindo a cidade baiana como vitoriosa, levando outra vez o evento para a Região Nordeste.

A cada ano o evento vem crescendo e se consolidando no cenário nacional como um dos maiores congressos de Engenharia Civil do país, espere-se que a próxima edição continue nessa crescente e reúna ainda mais estudantes, profissionais e empresas.

Com informações da assessoria ENEC