CREA-RS recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Vereadores de Passo Fundo homenageiam CREA-RS. Créditos: CVPF

O vereador Marcio Patussi (PDT) fez uso da tribuna em seu Grande Expediente na tarde desta segunda-feira (06) para prestar uma homenagem aos 85 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul – CREA-RS. A entidade autárquica trabalha no sentido de fiscalizar o exercício das atividades profissionais, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o CONFEA.
Marcio Patussi iniciou seu discurso com um breve resumo da história de fundação do CREA-RS, ainda na década de 30, motivada pelo crescimento do número de cursos superiores e a diferença entre as legislações estaduais, referentes ao exercício das profissões, que incentivou o então presidente Getúlio Vargas, em 11 de dezembro de 1933, à assinatura do Decreto-Lei nº 23.569, que regulamentou as profissões de Engenharia e Agrimensura. A partir daí, instituiu-se o CONFEA – Conselho Federal, com sede no Rio de Janeiro, e os CREAs – Conselhos Regionais.
Conforme o vereador, a homenagem prestada em seu Grande Expediente é um reconhecimento aos profissionais que impulsionam a inovação e tecnologia, onde o CREA-RS assume o protagonismo no crescimento econômico e também no social.  “A Câmara tem a obrigação de fazer essa homenagem para que fique na história destas entidades que muito trabalham pela nossa sociedade, como é o caso do CREA-RS e seus 85 anos de serviços prestados.”
A homenagem contou com a presença do 2º diretor administrativo do Conselho, Engenheiro Civil Ubiratam Oro, que em nome da diretoria e dos profissionais registrados, destacou a emoção de receber a placa de Honra ao Mérito e a importância desta homenagem proposta pelo vereador Patussi. Também estiveram presentes os inspetores de Passo Fundo, Geól. Luiz Paulo Fragomeni, Eng. Agr. Daniel Fernandes Mattos e Eng. Civ. Plínio Humberto Donassolo.